Bloco formado exclusivamente por mulheres, Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas

Foto: Joana Berwanger

O bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas de Porto Alegre no sábado, dia 25 de novembro, com um grande carnaval, cheio de brilho e potência transformadora pela zona central da cidade. É a primeira saída do coletivo formado exclusivamente por mulheres desde a pandemia (a última ocorreu em 2019). A concentração está marcada para às 11h, na Praça da Alfândega. O encerramento do cortejo será na Praça do Tambor, onde o bloco irá se unir ao 5° Festival da Mirabal, uma homenagem ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e ao aniversário da casa, que é referência em acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica na capital.

Data importante para os movimentos feministas, o 25 de novembro foi instituído no 1° Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho. Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas a declarou como dia internacional.

Não Mexe Comigo que Eu Não Ando Só é composto por mais de 70 mulheres, divididas nos naipes bateria, sopro e harmonia, compreendendo os instrumentos xequerê, rocar, tamborim, agogô, repinique, caixa, surdo, guitarra, baixo, cavaco, trompete, trombone, saxofone e voz. Há ainda um quarto naipe, formado por aquelas que “não tocam instrumentos, mas tocam o terror“. Segundo elas, são as mulheres que fazem a performance artística, agitam e interagem com o público, levando alegria para as ruas.

No repertório, ritmos prioritariamente brasileiros, como o samba, o ijexá, o samba-reggae, o coco, o carimbó e o funk, com músicas compostas majoritariamente por mulheres, algumas delas locais, e por letras representativas das lutas das mulheres. Entre elas, Maria da Vila Matilde, Elza Soares; Samba Arte Popular, Pâmela Amaro; Cheguei, Ludmilla; e Coração Vagabundo, de Mc Tha, entre outras.

O cortejo contará com trio elétrico, banheiros químicos e equipe de segurança. O evento é gratuito e aberto ao público.

RIFA

Para viabilizar os custos do cortejo, o coletivo está com uma rifa.  São cerca de 40 prêmios que serão sorteados e cada número pode ser adquirido por R$ 10. Mais informações no perfil do Instagram @naomexecomigoque ou na página do Facebook do bloco.

Sobre o Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só

O bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só nasceu em fevereiro de 2016 e, atualmente, é formado por mais de 70 mulheres. O Não Mexe é um bloco de carnaval e também um coletivo feminista autogestionado e horizontal, que luta por igualdade de gênero, pelo combate à violência contra a mulher, pela valorização da cultura e pela ocupação dos espaços públicos. Muito além de batucar, fazer música, executar ritmos, dançar, cantar e brincar, as mulheres deste coletivo querem transformar com a sua arte e a sua presença. Querem fincar seu estandarte neste território que é por direito de todas, todes e todos nós!

 4ª saída oficial do Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só

Sábado, 25 de novembro

Concentração às 11h, na Praça da Alfândega

Aberto ao público, grátis

Por: Raphaela Donaduce Flores