A banda Metanóia rompe 2024 lançando o single Areia, uma canção pop lisérgica com temática praiana. O lançamento acontece no dia 31 de janeiro, em todas as plataformas digitais. Ainda que timbres de surf rock não sejam uma novidade para o grupo, desta vez eles buscaram experimentar em uma linguagem mais pop do que seu trabalho anterior — o álbum Cada Instante, Uma Pintura (2023).
“A sensualidade de Areia é uma nova cara que a banda tá apresentando pra tentar conversar mais ainda com o público jovem que não tem medo de se soltar na pista, mas sempre lembrando o significado original da palavra Metanóia, que é a transformação do pensamento, tentando também apresentar ao nosso público do Álbum uma oportunidade de se abrir para novas formas, assim como nós tentamos continuamente fazer“, explicou o baixista Matheus Sonntag.
Em uma parceria com Duda Raupp (pré-produção e mixagem) e Marcelo Fruet (masterização), Areiaapresenta uma viagem hipnótica e sensual pelo calor do verão: timbres molhados se misturam com a letra e voz suave de Larhyssa Dutra: “Me leva / flutua e vai / na areia / navego o mar (…)”. Larhyssa é a lead singer e, normalmente, divide os vocais com Renan Cambraia. Mas, neste novo single, a banda quis dar uma nova nuance a esses vocais, como contou Matheus:
“Em Areia, testamos usar a voz do Renan apenas como um reforço para o espectro mais grave da música, dando uma dinâmica legal para o último refrão, onde podemos encontrar esse blend que define e caracteriza muito as produções da Metanóia”.
Nessa psicodelia tropical, o quinteto buscou novas referências sonoras, sobretudo no pop, no disco e no house contemporâneos. Artistas como Parcels, Dua Lipa e Marina Sena estão entre os principais nomes de referência para o processo de composição – “Areia partiu de uma letra da Larhy que logo ganhou um instrumental dançante e abrasileirado. Levamos para uma pré produção, com o Duda Raupp no processo, deixarmos ela mais pra perto do pop brasileiro contemporâneo (Marina Sena), do disco brasileiro anos 80 (Tim Maia e Cassiano), mas sem perder a lisergia gostosa das produções contemporâneas (Tame Impala e Mac Miller)”, acrescentou o baixista.
Para 2024, a agenda dos artistas está cheia de novidades que vão de shows, lançamentos a outras coisas mais. Estão previstos lançamentos ao longo do ano nesta mesma pegada sensual de Areia, mas com pitadas diferentes e particulares em cada uma das canções.
O primeiro show de 2024 está previsto para a segunda quinzena de março, época que a banda apresentará um novo movimento com a dinâmica dos futuros lançamentos. Para mais informações e novidades, acesse: https://www.instagram.com/insta.metanoia.
Sobre a banda:
Metanóia é uma banda de Porto Alegre/RS, criada em 2018, que se expressa a partir de referências como o pop dos anos 70 e a neo-psicodelia, sempre em diálogo com ritmos brasileiros, jazz fusion e groove. O quinteto lançou, em setembro de 2023, seu primeiro álbum, Cada Instante, Uma Pintura, uma obra conceitual sobre a passagem do tempo que conta com sintetizadores, naipe de sopros e samples unindo-se a canções cantadas em português, mas com mesclas em espanhol e francês.
O grupo já passou por diversas casas de shows em Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mário Quintana, o Espaço Força e Luz, o HUM. Rooftop, o Espaço Cultural 512. Sua formação é Larhyssa Dutra (voz, guitarra e escaleta), Matheus Wiebbelling (baixo e sintetizador), Renan Cambraia (voz, trompete, sintetizador e sampler), Gustavo Richter (bateria, saxofone e flauta transversal) e Gabriel Barbosa (voz e guitarra solo).
FICHA TÉCNICA
Capa – Gabriel Barbosa
Composição – Metanóia
Arranjo – Metanóia e Duda Raupp
Gravação – Duda Raupp, Olímpio Machado e Estúdio Pimenta Caseira
Mixagem – Duda Raupp
Masterização – Marcelo Fruet
Assessoria de imprensa – Camila Sequeira
GRAVAÇÃO
Bateria – Guga Richter
Baixo – Matheus Sonntag
Guitarra – Gabriel Barbosa
Voz – Larhy Dutra e Renan Cambraia
Trompete – Renan Cambraia
Sintetizadores – Renan Cambraia e Duda Raupp
Sonoplastias – Duda Raupp
Por: Camila Sequeira