Sesc/RS lança iniciativas de incentivo à retomada do setor cultural após as enchentes

Sesc/RS lançou diversas iniciativas de incentivo à retomada do setor cultural frente às consequências das enchentes que assolam o Estado desde o fim de abril. A partir da última quinta-feira, 06 de junho, uma convocação pública nomeada como “Nossa Arte Circula RS” receberá inscrições de artistas de circo, teatro, dança, música e literatura para uma série de circuitos culturais que serão realizados em diversas cidades gaúchas. No sábado, dia 08, o “Recomeça Teatro”, no Sesc Alberto Bins, em Porto Alegre, inicia uma programação de espetáculos porto-alegrenses e da Região Metropolitana, com ingressos solidários para arrecadar doações para a classe artística. Além disso, o espaço cultural do Sesc na Capital Gaúcha também abre, no dia 10, um edital de ocupação, com 90% do valor da bilheteria arrecadada nas apresentações garantido para os contemplados.

“Além de proporcionar momentos de compartilhamento e reflexão por meio da arte e seu poder transformador, queremos gerar renda para os profissionais da área cultural e estimular a economia do Estado pois, especialmente nos circuitos pelo interior, estes grupos utilizarão serviços, hospedagem, alimentação e transporte nas cidades, contribuindo para a sustentabilidade das regiões”, aponta a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. As iniciativas integram o projeto “Tchê Acolhe”, criado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac que, através de ações nas mais diversas áreas, objetiva auxiliar o povo gaúcho neste momento de dificuldades.

As inscrições para o edital do “Nossa Arte Circula RS” vão do dia 06 ao dia 17 de junho, e os resultados devem ser divulgados já no dia 27. 60 atrações serão selecionadas e divididas nos circuitos, que contemplarão 30 cidades do interior gaúcho. Cada circuito será fechado com três cidades, composto por duas atrações de artes cênicas, duas de música e duas atividades de literatura. A programação, por município, ocorrerá num mesmo dia, com entradas gratuitas para o público. Em agosto, as primeiras cidades a receber o projeto são Passo Fundo, Erechim e Frederico Wesphalen. Na segunda etapa, será a vez de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo. Até dezembro, acontecerão circuitos em Alegrete, Uruguaiana, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Lajeado, Carazinho, Palmeira das Missões, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Gravataí, Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Farroupilha, Caxias do Sul e Vacaria.

Artistas profissionais, representados por pessoa jurídica, residentes do Rio Grande do Sul, interessados em participar devem se inscrever através do formulário https://forms.gle/To6Q8P7zFimKY52j7. Não são aceitos espetáculos ou apresentações inéditas. No momento do cadastro, é necessário preencher informações sobre o espetáculo, especificações técnicas, histórico dos artistas, dentre outros dados. No caso da música, a inscrição é para duplas ou grupos de até seis participantes. Já no caso da literatura, é possível enviar propostas de performances literárias, mediações de leitura e oficinas. As apresentações de artes cênicas precisam ser enviadas em vídeo para avaliação, que será realizada por colaboradores do Sesc/RS. Divididas na agenda de circuitos, cada atração selecionada participará, ao todo, de três apresentações. O cachê, custos de produção, divulgação, transporte e hospedagem são mantidos pelo Sesc/RS.

O edital completo pode ser consultado no site www.sesc-rs.com.br/convocatoria-nossa-arte-circula. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail artesescrs@sesc-rs.com.br.