Após fim de semana de estreia com ingressos esgotados, Festival Movimenta Cena Sul segue até sábado na Fundação Theatro São Pedro

Foto: Alexei Willy

Ação emergencial anunciada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), para apoiar trabalhadores de artes cênicas afetados direta ou indiretamente pelas enchentes, o Festival Movimenta Cena Sul iniciou na última sexta-feira (19) com a plateia lotando o Theatro São Pedro para assistir ao espetáculo circense Dalí. O sucesso de público também se repetiu nas outras duas apresentações realizadas durante o fim de semana pelas montagens Onde está Cassandra?, da drag queen Cassandra Calabouço, no sábado (20); e A mulher que queria ser Micheliny Verunschk, da Cia Stravaganza, no domingo (21).

Na cerimônia de abertura, a secretária de Estado da Cultura Beatriz Araujo ressaltou que, na pandemia, os profissionais da cultura foram os últimos a retornar e, nessa crise climática, estão entre os primeiros a voltar ao trabalho: “Que tenhamos um grande festival! O Movimenta Cena Sul será um marco nesse momento de retomada e de resgate”. A diretora artística do Theatro São Pedro, Gabriela Munhoz, destacou a urgência do evento, organizado em menos de 30 dias: “Este festival não nasceu de um sonho, como a maioria dos projetos que a gente desenvolve aqui. Ele nasceu em meio a um pesadelo que, assim como a pandemia, nos deixou em desnorte. E foi dentro desse desnorte que se entendeu que era preciso agir com rapidez. Se naquela noite em que o festival se fez semente em nós a gente estava em parafuso, nessa noite linda a gente está num estado de profunda alegria. Todos nós aqui estamos vivos, batalhando, retomando e acreditando na vida”. A ocasião também contou com a presença do presidente da Fundação Theatro São Pedro Antonio Hohlfeldt e do presidente da Associação Amigos do Theatro São Pedro José Roberto Goldim.

O festival segue até o próximo sábado, dia 27 de julho, com uma programação intensa de artes cênicas para o público aproveitar gratuitamente em diversos espaços do complexo cultural Theatro São Pedro e MultipalcoOs ingressos para todas as sessões já estão esgotados. Aqueles que não conseguiram garantir as entradas antecipadamente podem tentar um lugar no dia do espetáculo, com retirada limitada de senhas, por ordem de chegada, a partir de 30 minutos antes do início de cada apresentação. A agenda completa está disponível no site www.theatrosaopedro.com.br.