O 31º Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre Em Cena começa nesta sexta-feira, dia 22, com a apresentação do espetáculo “Pai Guaíba”, no Theatro São Pedro. Nesta edição especial, o festival celebra a arte local, trazendo uma programação composta exclusivamente por artistas gaúchos.
Realizada pela Bataclã FC, o espetáculo tematiza poeticamente a relação de Porto Alegre com os cursos da água da cidade e percorre o rock, o rap e o samba gaúcho, com participações de Eliane Marques, Jéferson Tenório, Bruno Negrão e Paola Kirst vocalizando poemas próprios e de autores e autoras negros fundamentais na literatura gaúcha negra do século XX e XXI.
A noite de sexta marca a abertura da programação do evento, que segue até dia 1º de dezembro e conta com mais de 80 atividades, entre espetáculos de teatro, performances, leituras e mais de 15 atividades formativas, que visam à construção de práticas relacionadas à criação artística e à produção cultural no universo das artes cênicas. A programação completa da 31ª edição do Porto Alegre em Cena pode ser conferida no site do festival.
A edição que celebra o teatro do Rio Grande do Sul presta uma homenagem especial a Carla Vendramin, um dos grandes nomes da dança gaúcha. Artista multifacetada, docente, produtora e articuladora cultural, Carla, que nos deixou em janeiro deste ano, é a grande homenageada do festival em 2024.