Porto Verão Alegre 2025: Festival multicultural celebra 26ª edição com recorde de atrações

Foto: 229visuais/Vitória Proença

A temporada mais vibrante da cultura gaúcha começa na próxima quinta-feira, dia 9 de janeiro, com a 26ª edição do Porto Verão Alegre. Até 16 de fevereiro, o público poderá se encantar com mais de 170 atrações, distribuídas em 325 sessões que ocuparão 19 palcos em Porto Alegre e região.

Este ano, o festival se expande para dois novos espaços, o Centro de Eventos do BarraShoppingSul e o Espaço 373, além dos já conhecidos Bar do NitoBar OcidenteCasa de Cultura Mario Quintana (com o Teatro Carlos Carvalho e o Teatro Bruno Kiefer), Casa de EspetáculosCHC Santa CasaGoethe-InstitutInstituto Ling (com o auditório e o salão de eventos), Sala Álvaro MoreyraTeatro CIEE-RS BanrisulTeatro Oficina Olga ReverbelTeatro UnisinosTheatro São Pedro, Zona Cultural e os teatros do Sesc em Porto Alegre e Canoas.

Entre os destaques, 101 espetáculos serão apresentados pela primeira vez no evento, sendo que 17 estrearão no festival, consolidando o Porto Verão Alegre como um espaço para novidades e criações autorais. Já os clássicos que conquistaram o público ao longo dos anos, como Bailei na CurvaTerapia de Casal, Goela Abaixo ou Por Que Tu Não Bebes?Frida Kahlo, à Revolução!Se Meu Ponto G FalasseGuri de Uruguaiana, prometem despertar nostalgia e risadas.

Nesta edição, 95% da programação é formada por artistas gaúchos, com o objetivo de fomentar o mercado cultural local, ainda em recuperação após os desafios climáticos enfrentados em 2024. Além disso, oito produções nacionais enriquecem a grade, trazendo nomes de destaque como os humoristas Bruno MottaGiovana Fagundes e o ator Emílio Orciollo Netto.

A organização do evento projeta impacto significativo na economia criativa da região, com a geração de empregos e oportunidades para mais de mil artistas ao longo dos 39 dias de intensa programação.

Os ingressos para todos os espetáculos do festival podem ser adquiridos no site portoveraoalegre.com.br, com preços de R$ 21,00 a R$ 80,00, e, nos dias das apresentações, a partir de 1h antes do início das sessões, diretamente nas bilheterias dos locais. Além disso, nos dois pontos de venda físico, no Barra Shopping Sul e na CCMQ.