A atriz Vera Holtz retorna aos palcos em grande estilo com o espetáculo Ficções, que chega a Porto Alegre após uma aclamada temporada em Portugal e uma série de prêmios importantes. Com sessões marcadas para os dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro, às 20h, no Teatro do Bourbon Country, a peça convida o público a refletir sobre a essência humana e nossa capacidade de criar e acreditar em ficções que moldam o mundo.
Baseado no best-seller Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, do filósofo Yuval Noah Harari, o espetáculo não é uma simples adaptação do livro, mas um diálogo criativo e provocador com suas premissas. A direção e dramaturgia são assinadas por Rodrigo Portella, que transformou as reflexões de Harari em um jogo teatral instigante, convidando o espectador a participar da construção da narrativa.
Ficções explora o conceito de ficção coletiva como um diferencial humano. A partir dessa ideia, a peça desconstrói estruturas narrativas tradicionais e apresenta uma experiência cênica inovadora. Segundo Portella, o espetáculo é como uma “jam session”, onde Vera Holtz e o músico Federico Puppi interagem com os cenários, a trilha sonora e o público. “É uma performance em construção, um espetáculo íntimo que conecta a plateia diretamente com a atriz“, afirma o diretor.
Vera, que venceu prêmios como o Shell e o APTR de Melhor Atriz por sua atuação, se desdobra em múltiplos personagens, improvisa, canta e interage com o público de forma única. “É uma ciranda de personagens que provoca e instiga o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada“, comenta a atriz.