Terceira semana do Porto Verão Alegre marca retorno de grandes clássicos aos palcos e traz cinco estreias absolutas

Inicia na terça-feira, dia 21 de janeiro, a terceira semana da 26ª edição do Porto Verão AlegreAté domingo (26), o público poderá aproveitar 28 espetáculos distribuídos em mais de 50 sessões que acontecem nos palcos da capital gaúcha e de Canoas. A programação completa, que segue até dia 16 de fevereiro, está disponível em portoveraoalegre.com.br.

No site, também é possível adquirir ingressos para todas as atrações do festival, com preços de R$ 21 a R$ 80. Nos dias das apresentações, a partir de 1h antes do início das sessões, é possível comprar as entradas diretamente nas bilheterias dos locais. Há, ainda, dois pontos de venda físicos: um no segundo andar do BarraShoppingSul, com funcionamento de segunda a sábado das 10h às 22h, e nos domingos e feriados das 14h às 20h; e outro no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, com atendimento de terça a domingo das 13h às 20h.

CLÁSSICOS QUE RETORNAM A CARTAZ

A semana inicia marcando o retorno de grandes clássicos gaúchos aos palcos. Quatro espetáculos que já fazem parte das nossas memórias terão curtas temporadas – todos com sessões na terça, quarta e quinta, dias 21, 22 e 23 de janeiro. No Theatro São Pedro, sempre às 20h, será possível matar a saudade de Bailei na Curva, que, neste ano, completa 42 anos em cartaz. A peça, com direção de Júlio Conte e atuação de Paula Schneider, Catharina Conte, Eduardo Mendonça, Guilherme Barcelos, Laura Leão, Leonardo BarisonManoela Wunderlich e Saulo Aquino, mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua, em abril de 1964, tendo como pano de fundo uma forte realidade trazida pelo golpe militar. 

No Teatro CHC Santa Casa, também às 20h, haverá apresentações de Caio do Céu, estrelada por Deborah Finocchiaro Kiti Santos, com direção de Luís Artur Nunes. A peça, que estreou em 2017 e, desde então, faz sucesso entre o público, transpõe o universo de Caio Fernando Abreu através de vozes femininas, crônicas, cartas, contos, poemas, música ao vivo e projeções para falar de questões sempre atuais, como o mal-estar do homem que se quer livre diante de uma sociedade fraturada, conservadora e preconceituosa.

Já na Sala Álvaro Moreyra, às 20h, será possível assistir à comédia Goela Abaixo Ou Por Que Tu Não Bebes?, que está comemorando 20 anos em cartaz em 2025, sempre com o mesmo elenco, formado pelos premiados atores Margarida Peixoto e Marcelo Ádams. A peça, que equilibra o riso e a reflexão sobre o poder, conta a história de uma cervejaria decadente do leste europeu, durante o regime comunista dos anos 1970. Lá, o mestre-cervejeiro tenta embriagar seu funcionário Vanek, oferecendo a ele muita cerveja para que solte a língua e delate outros subversivos.

E nos mesmos dias, no Teatro Unisinos, às 20h30, o público poderá aproveitar o espetáculo Beatles em Concerto que, há 30 anos, tem se apresentado com sucesso, tanto no Brasil quanto em países Europa e dos Estados Unidos, utilizando a linguagem de concerto para tocar a música dos Beatles. O conjunto, que tem Ayres Potthoff na flauta, Daniel Wolff no violão, e Rodrigo Alquati no cello, interpreta versões instrumentais, com arranjos inéditos, para clássicos como Blackbird, Let It Be, I’ve Just Seen a FaceDay Tripper e Penny Lane.

CINCO ESTREIAS ABSOLUTAS

Durante a semana, ainda dá para conferir cinco espetáculos inéditos que escolheram o Porto Verão Alegre para realizarem suas primeiras apresentações. Na terça e quarta, dias  21 e 22 de janeiro, às 17h, as crianças poderão conhecer Laboratório Aloprado – Tudo se Transforma. A peça traz, direto da TVE para o palco do Teatro Carlos Carvalho, o personagem Biruto Galilei, cientista que adora desafiar as leis da natureza, e seus colegas, Lelé di Pasteur e Seu Nôra, guiando a plateia em diferentes descobertas.

Nos mesmos dias, às 19h30, no Goethe-Institut, haverá a estreia de Muita Água, espetáculo idealizado, dirigido e interpretado pelos performers Cibele SastreFabiano Nunes e Juliana Vicari. A montagem, inspirada na catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024, é uma dança-denúncia de um sistema colapsado pelas águas de uma sociedade triste, afogada e multifocada que amontoa os restos de suas vidas em frente à sua casa, no caso de ainda haver casa.

Outra novidade é Cantigas de Roda, musical infantil estrelado por Henri Iunes e Sandra Loureiro, que apresenta os irmãos contadores de histórias Cravo e Rosa. Haverá sessões na quinta e sexta, dias 23 e 24 de janeiro, às 17h, no Teatro Carlos Carvalho. Nos mesmos dias, às 19h30, no Goethe-Institut, ainda será possível assistir ao espetáculo Ato-Cena, novo projeto experimental-cênico da NÓS Cia de Teatro. A peça, segmentada por sequências de monólogos, traz personagens épicos e obras literárias com adaptações de textos de autores como Fernando Pessoa, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst.

E na sexta, sábado e domingo, dias 24, 25 e 26 de fevereiro, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra, haverá a estreia de O Legado da Alma, de Pedro Delgado. Inspirada na novela A Pomba, do francês Patrick Süskind, e no conceito de Flâneur, em Walter Benjamin, a peça desenvolve uma abordagem poética espiritualista através da qual narra os conflitos do espírito de um homem que deseja flanar pela Rua da Praia assim que as águas que cobrem o Centro Histórico baixarem.

EVENTO GRATUITO NO PALCO PETROBRAS

A semana também contará com um evento gratuito no Palco Petrobras, espaço que funciona nas quintas-feiras à noite como o ponto de encontro oficial do festival. A iniciativa transformou o bar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana em um local para receber bate-papos, shows e DJ sets gratuitos. Nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, a escritora Martha Medeiros falará, às 18h, sobre as intersecções entre a literatura e o teatro, em bate-papo com mediação da jornalista Bruna Paulin. Depois, a partir das 22h, o DJ Daniel Villaverde, turismólogo, músico e pesquisador que carrega em seu set atravessamentos de diferentes fronteiras e estilos, discotecará para quem quiser aproveitar em clima de festa, até 1h, no local.