O Porto Alegre em Cena, um dos principais festivais de artes cênicas do país, dá um passo inédito na valorização da produção artística do Sul: em abril de 2025, quatro espetáculos gaúchos desembarcam no Rio de Janeiro e em São Paulo, ampliando os horizontes da arte feita no Rio Grande do Sul e reafirmando sua força, diversidade e potência criativa.
As apresentações integram a programação estendida do 31º Porto Alegre em Cena, que em sua última edição reuniu mais de 80 espetáculos e ações culturais em 35 locais da capital gaúcha, atraindo cerca de 12 mil pessoas. Em um momento marcado pela reconstrução do estado após as trágicas enchentes, o festival se fortaleceu como espaço de resistência e de celebração da cultura sulista.
Agora, essa energia se projeta nacionalmente. No CCBB Rio de Janeiro, dois espetáculos ganham temporada: “Caio do Céu” segue em cartaz até o dia 20 de abril, com sessões de quarta a sábado às 19h e domingos às 18h. “Onde Está Cassandra?” estreia no dia 17 de abril e vai até 12 de maio, com sessões de quinta a sábado às 19h, domingos às 18h e segundas às 19h.
Em São Paulo, o palco do Itaú Cultural recebe: “A Mulher que Queria Ser Micheliny Verunschk”, nos dias 17 e 18 de abril, às 20h. “Idade é um Sentimento”, nos dias 19 e 20 de abril, sábado às 20h e domingo às 19h.
Atividades gratuitas, reserva de ingressos a partir do dia 15 de abril, às 12h, pela plataforma INTI – acesso pelo site Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)
Todas as apresentações contam com tradução em Libras, e sessões com audiodescrição estão previstas nos dias 11 de abril (Caio do Céu), 10 de maio (Onde Está Cassandra), 18 e 20 de abril (em São Paulo).