Com objetivo de valorizar o trabalho de cineastas gaúchos, a “Mopa – Mostra Polo Audiovisual RS” ocupa as salas da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Shopping Bourbon Wallig, de 4 a 10 de dezembro. A entrada gratuíta.
A programação conta com 14 longas e 28 curtas-metragens, de diferentes gêneros, lançados nos últimos 14 anos.
Um dos destaques é a sessão comentada do documentário “Extremo Sul” (2005), de Monica Schmiedt e Sylvestre Campe, que acompanha um grupo de cinco alpinistas em sua tentativa de escalar o Monte Sarmiento, na Terra do Fogo.
Outra atração é “Ainda Orangotangos” (2008), de Gustavo Spolidoro. No dia mais quente do verão, um casal de imigrantes chineses cruza a capital gaúcha a bordo de um vagão do metrô. Além da barreira da língua, os dois precisam enfrentar a desconfiança dos demais passageiros.
Formação
A atual edição mostra também realiza uma série de atividades de formação, nas salas da CCMQ. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail mopaoficial@gmail.com.
Algumas delas são as oficinas de “Direção de Cena”, com Boca Migotto; “Roteiro”, com Marcio Schoenardie; e “Produção Executiva”, com Liliana Sulzbach.