Bossa 50 se apresenta no Bar Ocidente

Foto: Julio Porto

O grupo Bossa 50 realiza no dia 14 julho uma apresentação no Bar Ocidente em Porto Alegre. A BOSSA NOVA tem recebido grandes, pequenas, vultuosas e singelas homenagens ao movimento musical que projetou a música brasileira para o mundo todo.

Foto: Julio Porto
Foto: Julio Porto

Muito além de uma música folclórica, peculiar ou exótica, o gênero forjado desde o início dos anos 50 e que tem seu marco de fundação em 1958 com o lançamento do LP de João Gilberto “Chega de Saudade”, conseguiu reunir em uma mesma música virtudes como uma harmonia extremamente expandida e rica, para encher os ouvidos de jazzistas e músicos eruditos, melodias com uma beleza enorme e um detalhamento apurado, além de uma brasilidade latente presente principalmente no ritmo e na temática das letras. Sem dever nada a nenhum outro gênero musical mundial, chegou a Bossa Nova.

Nos tempos atuais com o acesso a obras antigas muito mais facilitado pelo caminho da internet (sites, blogs, programas de compartilhamento de músicas), uma nova geração tem escutado e tido muito interesse em se aproximar e interpretar todo este repertório, que tem nomes como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Newton Mendonça, Toquinho, além da trindade Tom, Vinícius e João. Com a abordagem do resgate destas versões originais de obras de belíssima inspiração, o grupo Bossa 50 presta sua homenagem interpretando clássicos como Água de Beber, Berimbau, Wave, Tarde emItapoã, Lígia, Samba pra Vinícius, Samba de Orly, Samba da Benção entre outros.

O espetáculo que o grupo Bossa 50 apresentará, intercala momentos musicais com comentários que situam o público na atmosfera de criação e convivência dos principais personagens da Bossa Nova, com os anos 60 e 70 no Brasil, o Rio de Janeiro, suas belezas naturais e o impacto mundial provocado pela música por eles produzida.

 

Serviço:

O QUE: BOSSA 50 no Bar Ocidente

QUANDO: 14 de julho (quinta) de 2016

HORÁRIO: 23 horas – a casa abre às 21 horas

INGRESSOS: R$ 30,00 (trinta reais)

ONDE: Ocidente – João Telles esq. Osvaldo Aranha

 

Por: Marcio Ventura