Que tal ouvir música de concerto no acordeão, e na informalidade do bairro mais boêmio de Porto Alegre? Em sua décima segunda edição, no dia 13 de agosto, sábado, às 18h30, o Projeto Desconcerto recebe o Quinteto Persch, no bar Parangolé (Lima e Silva, 240), na Cidade Baixa.
Protagonista na música regional do Rio Grande do Sul, assíduo das rodas de choro dentro e fora do estado, o acordeão pouco frequenta as salas de concerto. No entanto, há exatos 17 anos, um grupo de acordeonistas gaúchos tem cavado esse espaço, e com sucesso: seu terceiro disco, “Brasileiríssimo”, foi o grande vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2015 na categoria erudito.
O Quinteto Persch tem como objetivo difundir o acordeão através de uma formação de câmara, demonstrando a versatilidade do instrumento e oportunizando a exploração de suas possibilidades dentro do repertório da música de concerto. Formado por Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden, é o único grupo no país com essa formação e proposta artística.
Para o Desconcerto, o quinteto prepara um programa que inclui obras de Ferenc Farkas (1905-2000), Modest Mussorgsky (1839-1881), Toninho Ferragutti (1959), Ivano Battiston (1959), César Guerra-Peixe (1914-1993), Astor Piazzolla (1921-1992), Ernesto Nazareth (1863-1934), Henrique Alves de Mesquita (1830-1920) e Aram Khatchaturian (1903-1978).
Não é cobrado um valor fixo de couvert artístico, mas se sugere uma contribuição espontânea, de R$ 5 a R$ 20. Reservas pelo 3019-6898.
O PROJETO DESCONCERTO
O Desconcerto foi inspirado em projetos que têm levado essa tradição musical a bares e casas noturnas na Europa e nos Estados Unidos (como Classical Revolution <http://classicalrevolution.org/> e The Night Shift <http://www.oae.co.uk/event/the-night-shift-20/>). Tomar um chope enquantoassiste ao recital? Pode. Aplaudir quando uma passagem causa entusiasmo ou entre os movimentos, e não só ao final da peça? Sinta-se à vontade.
O objetivo é justamente apresentar a música de concerto em um formato diferente do convencional, transgredindo códigos que conferem um ar sisudo a essa tradição e a afastam do público, e estimulando novas formas de performance e escuta.
Ainda que distante das condições acústicas ideais à execução desse repertório, o projeto dá aos músicos a oportunidade de experimentar a performance em um ambiente que favorece a interação com o público e de aproximar seu trabalho de pessoas que não costumam ir a concertos e recitais em teatros, mas que gostam de música e frequentam a boemia da Cidade Baixa.
Serviço:
O que: Desconcerto #12 apresenta Quinteto Persch
Quando: Dia 13 de agosto de 2016, sábado, às 18h30
Onde: Parangolé Bar (Lima e Silva, 240, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)
Quanto: Contribuição espontânea
Programa:
FERENC FARCAS – Antigas danças húngaras
MODEST MUSSORGSKY – Scherzo in B-Dur
TONINHO FERRAGUTTI – Sanfoneon e Nem sol nem lua
IVANO BATTISTON – Perpetuum polka
CÉSAR GUERRA-PEIXE – Mourão
ASTOR PIAZZOLLA – La muerte del angel e Calambre
ERNESTO NAZARETH – Vem cá, branquinha
HENRIQUE ALVES DE MESQUITA – Batuque
ARAM KHATCHATURIAN – Dança do sabre
Por: Ana Laura Freitas