A cantora e compositora Luciana Costa e o projeto Náufragos Urbanos – que reúne a cantora Ro Bjerk, o cantor, compositor e violonista Ricardo Fragoso e o poeta e letrista Martim César – vão dividir o palco do Teatro Renascença na próxima edição do projeto Sons da Cidade, em 4 de outubro. Nos dois espetáculos, a música brasileira e o universo pop são os elementos principais.
Luciana Costa iniciou a trajetória ainda nos anos 1980, com o show Quebrando a Casca, no Clube de Cultura, em Porto Alegre. Desde então, colaborou com artistas como Adriana Calcanhotto e Flora Almeida em shows dentro e fora do Rio Grande do Sul. Com o álbum autoral Ilustre Rebeldia, lançado em 2003, conquistou três troféus no Prêmio Açorianos de Música do ano seguinte: intérprete, compositora e álbum Pop Rock. Com a companhia de Angelo Primon (cordas) e Giovanni Berti (percussão), Luciana (voz e violão) apresenta canções próprias e reinterpretações de temas da MPB.
O espetáculo Náufragos Urbanos (Cartas de Marear) remete ao disco homônimo, lançado em 2015 por Ro Bjerk, Ricardo Fragoso e Martim César e indicado à categoria Melhor Álbum MPB do Prêmio Açorianos de Música 2014/2015. Os temas autorais registrados no disco refletem as trajetórias dos três artistas, construídas ao longo dos últimos 20 anos – um exemplo é a música Desde o Cais de uma Janela, vencedora do Festival de Música de Porto Alegre em 2009. Para interpretar um repertório repleto de sambas, bossas, toadas e valsas, a formação no palco será: Ro Bjerk (voz), Ricardo Fragoso (violão e voz), Fabrício “Pardal” Moura (baixo e cavaquinho) e Gil Soares (flauta).
O projeto Sons da Cidade, criado em 2006, é uma realização da Prefeitura, por meio da Coordenação de Música da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Luciana Costa e Náufragos Urbanos
Data: 4/10 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307 – Centro Municipal de
Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. Telefone 51 3289-8066)
Ingresso: entrada franca (retirada de senhas na bilheteria do teatro a partir das
19h, no dia do show)
Por: Luís Bissigo