Foto: Guilherme Fernandez
O Dead Fish um dos maiores nomes do hardcore nacional, volta ao Opinião esta noite com a turnê do seu mais novo CD e DVD, intitulado “Dead Fish XXV Ao Vivo em SP”. O registro, que foi gravado na capital paulista e invadiu as lojas para marcar o 25º aniversário da banda, vai ser a grande atração da apresentação, com um espaço aberto para as composições mais emblemáticas das últimas duas décadas, como as rápidas “Afasia” (https://youtu.be/z5YNj_Lvyn8), “Queda Livre” (https://youtu.be/ACkpTXEXz84) e “Asfalto” (https://youtu.be/LpXXGoveDeA).
Depois de conquistar a sua base de fãs com os icônicos “Sonho Médio” e “Zero e Um”, lançados entre 1999 e 2004, o Dead Fish mostrará em cima do palco por que conquistou dois prêmios VMB’s no passado e por que o seu último trabalho de estúdio, chamado “Vitória”, foi o crowdfunding campeão de arrecadação da plataforma Catarse. Com independência e letras que abordam questões sociais e assuntos que fazem parte da realidade do povo brasileiro, o quarteto capixaba vai estar em Porto Alegre para passar a sua carreira a limpo, em mais um show cheio de energia e velocidade.
DEAD FISH
Em 1991, surgiu em Vitória, no Espírito Santo, o Dead Fish. A banda independente de hardore conta, em sua formação atual, com Rodrigo (vocal), Allyand (baixo), Rick (guitarra) e Marcão (bateria). A primeira demo do grupo, chamada “Re-Progresso”, foi lançada em 1995. Já o primeiro álbum, intitulado “Sirva-se”, saiu em 1998 e vendeu mais de dez mil cópias em apenas um ano.
Fazendo shows pelo circuito underground do eixo Rio-São Paulo com bastante frequência, o Dead Fish montou, em 1991, o seu próprio selo, chamado Terceiro Mundo Produções Fonográficas. Foi através dele que a banda deu vida aos seus próximos três trabalhos de estúdio: “Sonho Médio”, um dos discos mais importantes do hardcore nacional até hoje, “Afasia” e “Ao Vivo” – uma compilação com os principais sucessos dos dois álbuns anteriores.
Já em 2003, o Dead Fish entrou em estúdio para gravar o disco “Zero e Um”, lançado um ano depois pela gravadora Deck. O álbum, responsável pelo maior sucesso comercial da banda, alcançou a marca de 30 mil cópias comercializadas assim que chegou às lojas. Ainda em 2004, embalado pelo sucesso de “Zero e Um”, o grupo recebeu o prêmio VMB, de “banda revelação”, e soltou mais um trabalho ao vivo, chamado “MTV apresenta Dead Fish”.
Com o nome bastante em evidência a partir daquele momento, o grupo voltou em 2006, divulgando o repertório de “Um Homem Só”. O registro, que levou a banda a fazer a sua primeira turnê fora do Brasil, com cerca de 20 datas entre a Alemanha e a República Tcheca, antecedeu o lançamento de “Contra Todos”, que saiu em 2009. O álbum garantiu para o Dead Fish mais um VMB, dessa vez de “melhor banda de hardcore” da MTV Brasil.
Depois de lançar um DVD comemorativo de 20 anos de estrada, gravado no Rio de Janeiro e chamado “Dead Fish 20 Anos”, a banda retornou às origens independentes e contou com a ajuda financeira dos fãs – através do crowdfunding recorde de arrecadação da plataforma Catarse – para gravar e para lançar o disco “Vitória”, em 2015. Atualmente em turnê com o DVD “XXV Ao vivo em SP”, que celebra mais um aniversário icônico, o Dead Fish vem excursionando por todo o Brasil.
DEAD FISH
Onde: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834) Quando: 27 de outubro, sexta-feira, a partir das 20h Abertura da casa: 18h30 Classificação: 14 anos
Ingressos: Lote 1 [ESGOTADO]: Promocional (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 35 Estudantes e idosos (desconto de 50%): R$ 30 Inteira: R$ 60 Lote 2: Promocional (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 40 Estudantes e idosos (desconto de 50%): R$ 35 Inteira: R$ 70 Lote 3: Promocional (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 50 Estudantes e idosos (desconto de 50%): R$ 45 Inteira: R$ 90 * Os alimentos deverão ser entregues no Opinião, no momento da entrada ao evento. ** Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto), é necessária a apresentação da carteira de estudante na entrada do espetáculo. Os documentos aceitos como válidos estão determinados no artigo 4º da Lei Estadual 14.612/14. Pontos de venda: Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência – somente em dinheiro): Youcom Bourbon Wallig Demais pontos de venda (sujeito à cobrança de R$ 5 de taxa de conveniência – somente em dinheiro): Youcom: Shopping Praia de Belas, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, Barra Shopping Sul, Shopping Total, Bourbon Novo Hamburgo, Bourbon São Leopoldo e Canoas Shopping Multisom: Andradas 1001 (Centro de Porto Alegre) |
Por: Paulo Finatto Jr.