O Rappa fez seus dois últimos shows da carreira neste fim de semana, sexta-feira (13) e sábado (14), na Rio Arena, no Rio de Janeiro. Ambas apresentações tiveram casa cheia, pouco mais de 15 mil pessoas, em cada apresentação, assistiram o fim da banda.
Um repertório vasto com canções clássicas, como “Me Deixa“, “Pescador de Ilusões“, “Rodo Cotidiano“, “Hey Joe“, “O Salto“, “Anjos (Pra Quem Tem Fé)“, foi o destaque do show.
Na tarde deste domingo (15), a banda soltou um comunicado na página de seu Facebook, um tanto quanto polêmica, falando sobre o término. Sem citar nomes, o texto assinado por Lauro, Lobato e Xandão, diz que sempre prezaram muito pelo nome O Rappa e tudo que ele representa na vida das pessoas, e não concordam com ofensas ditas no microfone, além de reiterarem que não existe nenhuma possibilidade da banda voltar ao palcos. Alguns fãs especulam que a nota seja uma resposta ao vocalista Falcão.
Leia abaixo o comunicado na íntegra:
Salve #FamíliaORappa
Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer todo o carinho de vocês nesses nossos mais de 25 anos de carreira.
Por prezarmos muito o nome O RAPPA e tudo o que ele representa na vida das pessoas, preferimos aguardar o fim de nossos compromissos profissionais para expressarmos nossa posição. Sempre respeitamos o palco, tentamos sempre resolver nossas divergências internamente. Infelizmente nossas diferenças estão sendo expostas publicamente e unilateralmente.
Não concordamos com ofensas ditas ao microfone, a outros integrantes da banda e ao nosso escritório e empresários. Estas atitudes não condizem com as nossas letras, postura e modo de vida.
RESPEITO, HUMILDADE, AMIZADE e FAMÍLIA são palavras que têm que ser praticadas diariamente com todos e não apenas escritas em letras de música.
Além disso, nunca compactuamos com os atrasos constantes de início dos shows. Sempre achamos isso um desrespeito com o nosso público, equipe, contratantes e demais envolvidos.
Neste momento, NÃO EXISTE NENHUMA POSSIBILIDADE DE RETORNO DA BANDA aos palcos, muito menos esta suposta volta, informada erroneamente e sem qualquer fundamento.
Mais uma vez OBRIGADO, OBRIGADO e OBRIGADO por tudo. — Lauro, Lobato e Xandão.
Formado em 1993, no Rio de Janeiro, O Rappa fez sucesso mesclando estilos como reggae, rock, MPB e rap.
A característica mais marcante, no entanto, eram as letras carregadas de críticas sociais, a exemplo de “Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro“, destaque do álbum de estreia, “O Rappa”.
Em 2000, o letrista e baterista Marcelo Yuka foi baleado em uma tentativa de assalto e, como consequência, ficou paraplégico. Ele deixou o grupo dois anos depois.
A banda já havia feito uma pausa em 2009, mas retomou as atividades em 2011.
Na atual formação, conta com Marcelo Falcão (voz), Marcelo Lobato (teclados), Lauro Farias (baixo) e Xandão Meneses (guitarra).
Ao longo de 25 anos de carreira, O Rappa lançou 13 álbuns, entre coletâneas e gravações ao vivo.