Promovido há nove anos pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. Na próxima edição, que ocorre em Pelotas, entre 14 e 25 de janeiro de 2019, contará com um corpo docente de 47 professores, oriundos de 13 países. Reconhecido pela qualidade do seu eixo pedagógico, o Festival reúne profissionais de renomadas academias, conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia. Este é o caso de Cecilia Arango, que em 2019 será a primeira mulher a reger a Orquestra Acadêmica do evento. A colombiana é atual diretora da Orquestra Sinfônica EAFIT em Medellín e já liderou formações em diversos países, como Venezuela, Cuba, Itália, Turquia e Estados Unidos.
O grupo de mestres inclui ainda nomes como Yang Liu (China), um dos vencedores da Competição Nacional de Violino da China e da 12ª Competição Internacional Tchaikovsky, em Moscou; Michel Lethiec (França), professor do Conservatório de Paris e do Conservatório de Nice, e James Thompson (Estados Unidos), professor da Eastman School of Music e trompete solo da Orquestra Toscanini, em Frankfurt, na Alemanha. Lecionando pela primeira no Festival, destacam-se ainda o maestro Glen Hemberger (Estados Unidos), a violinista Lucia Luque (Argentina), a violoncelista Virginia Aldado (Uruguai), o fagotista Selim Aykal (Turquia), e os brasileiros Claudia Nascimento, primeira flauta solista da Osesp, e Luiz Garcia, primeira trompa solista da Osesp.
Nesta edição serão oferecidos 19 cursos de instrumentos, além de Choro, Canto Lírico e Composição. Músicos e estudantes de música podem realizar as inscrições até o dia 16 de julho pelo site www.sesc-rs.com.br/festival. O Festival disponibilizará vagas para alunos bolsistas integrais e bolsistas parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras – UFPEL, Ospa, Unisinos e projetos sociais.
Cursos do Festival 2019 – A edição conta com os cursos tradicionais de 19 instrumentos de Música de Concerto: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Violão Clássico, Piano, além de Canto Lírico e Composição. Devido à alta procura no ano anterior, em 2019 será retomada a Oficina de Choro, se estabelecendo como um novo curso do Festival, que engloba aulas de Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho. Além dos cursos oferecidos, durante o Festival, os alunos têm a oportunidade de participar de Recitais de Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica.
O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Tendo como coordenador artístico o maestro Evandro Matté, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, o Festival oferece cursos de instrumentos, composição, canto lírico e choro, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. No sociocultural são realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA e Expresso Embaixador.
SOBRE O 9º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA
O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 14 a 25 de janeiro de 2019, em Pelotas/RS.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.
DADOS GERAIS
– 47 professores de 13 nacionalidades diferentes.
– Mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos.
– Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade).
– 22 cursos disponibilizados (19 instrumentos + canto lírico + composição + choro), reunindo cerca de 300 alunos de diversos estados e países.
– A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador.
CURSOS DISPONIBILIZADOS
Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone | Trombone Baixo | Tuba | Saxofone | Eufônio
Harpa | Percussão | Violão Clássico | Canto Lírico
Piano | Composição | Choro (Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e
Cavaquinho)
Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica
Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos
Música de Câmara
Recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos
INSCRIÇÕES CURSOS
Período de inscrições: 16/06 a 16/07/2018
Divulgação dos selecionados: 22/08/2018
Matrícula dos selecionados 1ª chamada: 22/08 a 17/09/2018
Divulgação dos selecionados 2ª chamada: 26/09/2018
Matrícula dos selecionados 2ª chamada: 26/09 a 18/10/2018
Contato: festival@sesc-rs.com.br (mailto:festival@sesc-rs.com.br)
Consulta dos cursos disponíveis e mais informações sobre inscrições em www.sesc-rs.com.br/festival