Criado a partir do texto “Corte Seco”, da diretora brasileira Christiane Jatahy, o espetáculo “Interrupções”, do Teatro Sarcáustico, traz ao palco da Sala Álvaro Moreyra, a partir do dia 21 de agosto, uma grande metáfora para as mudanças bruscas que enfrentamos durante toda a vida. A peça, trabalho de conclusão do Laboratório de Montagem do Teatro Sarcáustico 2017/1, foi contemplada pelo projeto “Novas Caras”,
“Corte Seco” foi utilizado pelo grupo como uma proposta de encenação, já que as cenas de “Interrupções” são modificadas e definidas durante a própria peça, seguindo a referência do vocabulário audiovisual de Jatahy, que corta e reorganiza cenas no momento da apresentação. A dramaturgia é composta por algumas histórias do texto original e mescla narrativas pessoais dos próprios atores, deixando brecha para que o público se questione sobre o que é real e o que é ficcional.
Composto por 15 cenas, o espetáculo aborda temas que estão em pauta, como machismo, redes sociais, aborto e manifestações políticas. Todas elas são construídas com base em jogos teatrais e executadas a partir das indicações de um dos diretores do espetáculo, Ricardo Zigomático, que estará em cena fazendo indicações ao elenco quanto à ordem e ao espaço a serem realizadas.
Calcada na capacidade de improviso dos atores, que precisam dar conta das dinâmicas propostas pelo diretor, “Interrupções” é montada ao vivo e oferece ao público um novo espetáculo a cada sessão.
Sinopse
“Interrupções” é uma obra autoral inspirada no espetáculo “Corte Seco”, da diretora brasileira Christiane Jatahy, que busca no vocabulário do audiovisual uma referência para cenas que são cortadas e reordenadas sem nenhum tratamento de transição. O espetáculo apresenta um exercício cujos cortes das cenas – metáforas das bruscas interrupções que acontecem na vida – são decididos ao vivo, no palco, em pontos diferentes das narrativas, em um espetáculo editado diariamente. Com essa proposta, “Interrupções” traz sete atores que improvisam cenas e coreografias pré-ensaiadas, inspiradas em seus cotidianos e em suas vidas. O resultado é um espetáculo diferente a cada dia através de um jogo cênico estabelecido e guiado pelx diretorx em cena.
Serviço
O que: espetáculo “Interrupções”
Quando: 21 e 28 de agosto e 4 de setembro, sempre às 20h
Onde: Sala Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura – Av. Érico Veríssimo, 307)
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (antecipados, estudantes, idosos, classe artística e entrada solidária, mediante à doação de 1 kg de alimento)
Ingressos antecipados: https://www.entreatosdivulga.com.br/interrupcoes
Duração: 90 minutos
Contato para entrevista: Vitória Titton – (51) 99137.5661
Ficha Ténica
Dramaturgia: Teatro Sarcáustico (a partir do texto “Corte Seco”, de Christiane Jatahy)
Direção: Daniel Colin, Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático
Professoras convidadas: Liane Venturella e Thais Fernandes
Elenco: Alexandre Azevedo, Amanda Novinski, Ana Clara Lauffer, Cristiane Marçal, Fabiano Moreira, Mariana Bruni e Vitória Titton.
Iluminação: Casemiro Azevedo
Por: Pouise Pierosan