Grupo Bandeirantes decreta o fim da Rádio Ipanema em FM

A Rádio Ipanema, focada na cena do rock, está fechando em FM. É o que diz uma postagem publicada na manhã desta segunda-feira(11) pelo comunicador Cagê Lisboa. Segundo ele, a Band São Paulo optou por colocar a Rádio Bandeirantes AM na frequência da Ipanema, a 94.9. A rádio seguiria ativa, com equipe reduzida, apenas em formato web. A Mudança será efetivada às 7h do dia 18, segundo informou a direção do Grupo.

Cagê Lisboa postou em seu perfil no Facebbok
Cagê Lisboa postou em seu perfil no Facebbok

A importância da Ipanema, principalmente para os músicos do rock gaúcho, foi enorme. Havia o programa do Alemão Vitor Hugo, o Hot Club do Mutuca, o Música Mundi e a boa qualidade da própria programação da rádio que, durante uma época, era avessa ao jabá. Porto Alegre trocará a diferença por mais do mesmo. Para a emissora que vai para o FM estão previstos novos investimentos, tanto na área técnica como em equipe. A programação deve apresentar alterações a fim de adequar seu conteúdo ao perfil do FM. Em julho do ano passado, a Ipanema passou por uma série de mudanças, visando reposicionar sua programação como referência no gênero rock, garantir maior aderência do público e ampliar sua audiência. Adotou o slogan ‘A rádio rock de Porto Alegre’ e retirou cerca de 15 programas independentes de sua grade. A emissora vinha alcançando resultados positivos, com incremento em audiência, que, em alguns horários, alcançava o triplo do que tinha antes do reposicionamento, segundo informou há alguns dias o gerente de Programação, Thadeu Malta. Ele agora responderá pela gerência de Programação das rádios do grupo.

20150511-ipanema_fm

 

Com a migração para o meio digital, parte da equipe da Ipanema será dispensada – o número de profissionais que deixam a emissora não foi confirmado pela empresa. O comunicador Cagê Lisboa informou pelas redes sociais que não integra mais a equipe da Band . O Grupo Bandeirantes ainda não se manifestou oficialmente. Nas redes sociais, muitos lamentaram o fim da rádio.

Em 2011, a rádio, à época consagrada pela programação musical que privilegiava rock, blues, hip hop, MPB e reggae, criou uma ação que surpreendeu os ouvintes. Amanheceu com uma agenda musical que incluía pagode, sertanejo e músicas bregas, o que gerou uma grande confusão na audiência durante aquele dia. A emissora só divulgou que se tratava de uma ação publicitária perto das 18h, quando tudo voltou ao normal.

 

 

Por: Sul21 e Coletiva