Uma peça infantil com pitadas de musical e ainda teatro de bonecos. Tudo isso está reunido na nova montagem ‘As Aventuras e Desventuras de Pinóquio’, o clássico personagem que nasceu na Itália e percorreu o mundo comovendo a todos com seu desejo de virar um menino de verdade. A produção da Cia. de Atores Independentes, de Gravataí, já passou por diversas cidades gaúchas e, agora, traz suas aventuras para a capital. A peça fica em cartaz durante o mês de agosto no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mário Quintana, em todos os sábados e domingos às 16h.
Nesta montagem, a história é recontada através dos personagens Gepeto, Stomboli, Grilo Falante, Raposa, Gato e Francesco, além do próprio Pinóquio. “O elenco tem se preparado com uma intensa rotina de ensaios de dança, texto, música e expressão corporal”, diz a diretora Marlise Damin.
Embora destinado ao público infantil, o espetáculo apresenta um tema universal. A trajetória do sonhador boneco de madeira é uma grande metáfora que expõe fraquezas como a miséria humana, o egoísmo, as relações deturpadas e o desprezo pela educação. Mas não faltam as deliciosas aventuras de Pinóquio, que são contadas com muita música, dança, bonecos de madeira e um cenário especial. “Afinal, é uma peça infantil, e a magia dos personagens precisa estar presente para fazer a sintonia com as crianças”, ressalta Marlise.
FICHA TÉCNICA – O texto tem livre adaptação de Ane Minuzzo para a obra original de Carlo Collodi. O elenco conta com Paulo Adriane (Pinóquio), Vitor Santantônio (Gepeto/Stomboli), Juliano Bitencourt (Grilo Falante), Clarissa Siste (Raposa), Lucas Krug (Gato) e participação especial de Davi Peçanha (Francesco). Paulo, Clarissa e Lucas já conquistaram prêmios Tibicuera em anos anteriores, reforçando a qualificação do elenco. A trilha e a preparação vocal são de Marcão Acosta, letras de Ane Minuzzo, coreografias de Lúcia Brunelli, figurinos de Débora Germann, maquiagem de Luana Zinn, criação de cenário de Marlise Damin, cenografia de Waldemar Max, design gráfico de Luciano Mazim, arte gráfica de Israel Rosa, pinturas de Max e Denise Lopes, e iluminação de Vinícius Soares. O artesão Tabajara dá uma contribuição especial na construção das marionetes. Direção de Marlise Damin e produção de Marlise Damin e Paulo Adriane.
A COMPANHIA – A Cia. de Atores Independentes foi criada em Gravataí, no ano de 1999, pelos atores Paulo Adriane e Tânia Ruosas. A proposta maior da companhia/produtora é trabalhar com atores, diretores e demais artistas de outros grupos e vertentes. Busca-se, desta forma, a troca de experiências e possibilidades teatrais para realizar espetáculos de diferentes linguagens, gêneros e estilos. Entre as montagens já realizadas pela Cia, estão Fragmentos Rodrigueanos e A Paixão de Cristo.
SERVIÇO:
Temporada: Dias 3, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de agosto
Onde: Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico – POA/RS)
Horário: 16h
Ingressos: www.abre.ai/teatropinoquio
R$ 20,00 a meia-entrada (Crianças de até 10 anos + 1 acompanhante, Jovens de 11 a 15 anos, Professores, Classe artística, Idosos e Portadores de necessidades especiais), R$ 40,00 para público em geral.
Informações: https://www.facebook.com/adpinoquio/
Por: Gabriel Costa