O cantor e compositor baiano Juraci Tavares faz o show “Tantos”, acompanhado dos músicos Nem Cardoso (percussão) e Ruan de Souza (violão e diretor musical), dia 12 de novembro (terça-feira), às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A realização é do Sopapo Poético, e a entrada é franca.
O show contém canções autorais e dos mestres Moacir Santos, Milton Nascimento e de outros artistas expressivos da música brasileira, tais como: Gilberto Gil, Gerônimo Santana, Mateus Aleluia, Ubiratan Marques. O público será agraciado pela sonoridade da música negra que traz, na raiz do seu trabalho, o exercício diário do seu ativismo.
Segundo Juraci Tavares, o repertório foi ampliado para uma apresentação especial na capital gaúcha. “Estou me permitindo arriscar na escolha do repertório e isso tem me proporcionado o exercício na liberdade construída ao longo da minha formação humana e poética musical”, diz. De acordo com o cantor e compositor, seres humanos são sujeitos transitórios, ou seja, não são sujeitos prontos, acabados, estão sempre em fase de aprendizagem. “E eu considero essa passagem por Porto Alegre uma grande oportunidade de aprendizagem”.
Em 2016, Tavares foi homenageado pelo Sopapo Poético como artista nacional convidado, porém, na ocasião, apresentou apenas as suas poesias. Agora, em 2019, será a primeira vez que fará uma apresentação com músicos na cidade. Para ele, esse intercâmbio alimenta a alma e constrói uma evolução constante no ser humano. “A medida em que fui tomando consciência da construção da minha negritude, comecei a ver nessas personalidades artísticas nossos aliados, parceiros e combatentes das lutas que nós negros empreendemos contra a porção escravocrata da sociedade brasileira, além do aprendizado musical”, salienta.
FICHA TÉCNICA
Direção Musical: Ruan de Souza
Voz e clarinete: Juraci Tavares
Percussão: Nem Cardoso
Violão: Ruan de Souza
Produção: Vera Lopes
SERVIÇO
Show Tantos
Quando: 12 de novembro | Terça feira)
Horário: 20h
Onde: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita
Por: André Furtado