Uma das maiores vozes da música brasileira está completando 50 anos de idade. Jorge Mário da Silva, mais conhecido como Seu Jorge, comemora neste dia 8 de junho meio século de vida.
Nascido em 1970, Seu Jorge teve uma infância dura no bairro Gogó da Ema, em Belford Roxo. Começou a trabalhar com dez anos de idade. Serviu ao Exército Brasileiro em 1989-1990 e chegou a fazer curso de corneteiro militar, mas não se adaptou à vida militar e acabou sendo expulso, em janeiro de 1990.
Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os irmãos em bailes funks e bailes charmes da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite. Foi aí que, em 1990, a morte de seu irmão Vitório em uma chacina levou a família à desestruturação, e Seu Jorge acabou virando sem-teto por cerca de três anos. A virada se deu quando Gabriel Moura, sobrinho do clarinetista Paulo Moura, convidou-o para participar de um espetáculo A saga da farinha, do qual Gabriel era o diretor musical.
Participou da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma mistura dos ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, Seu Jorge tem sua carreira engrenada e passa a participar de vários projetos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turnê da banda brasileira Planet Hemp, em 2000.
Além da carreira musical, Seu Jorge já participou de diversos filmes, como “Cidade de Deus”, “The Life Aquatic”, “Tropa de Elite 2”, “The Escapist”, “E Aí Comeu?”, “Marighella”, entre outros. Em 2019, Seu Jorge interpretou Edson Ferreira, na série “Irmandade”, original da Netflix.
Em mais de 20 anos de carreira, Seu Jorge já lançou sete álbuns de estúdio e venceu três Grammy Latino, três Troféu Imprensa, dois Prêmios Multishow e dois MTV Video Music. Seus maiores sucessos são “Amiga da Minha Mulher“, “Burguesinha“, “Felicidade“, “É Isso Aí“, “Quem Não Quer Sou Eu“, “Carolina” e “Alma de Guerreiro“.