Assim como em diversos setores da sociedade, nas artes as mulheres também demoraram a ter seu espaço e trabalho reconhecidos. Hoje, elas já conquistaram mais presença nos espaços artísticos, mas ainda lutam pela igualdade de gênero, em um mundo onde apenas 6% das obras de arte em exposição são de mulheres, mas 60% das pinturas com nus são femininos, segundo levantamento do Museu de Arte de São Paulo (MASP), realizado em 2017. É para promover avanços que o Sesc/RS apresenta a série O Feminino e a Arte, dentro do projeto Arte Sesc – Em Casa com Você. As atividades serão transmitidas a partir de 24 de setembro, pelo canal do Youtube e página do Facebook do Sesc/RS.
Com uma programação diversa com artistas mulheres e sobre o feminino, o evento traz reflexões sobre lutas que permanecem necessárias serem ditas e sempre lembradas, busca trazer reflexões e discussões sobre o feminino na arte. Abrindo a programação, no dia 24 de setembro, às 20h, o bate-papo literário com as escritoras Lilian Rocha e Atena Beauvoir terá a mediação de Nanni Rios e abordará as obras das escritoras, a liberdade de escrita, suas práticas de criação, contextualizando o momento em que vivemos de isolamento. Na sequência, às 22h, será lançado o vídeo comentado do espetáculo Viúvas – Performance Sobre a Ausência. Na atividade, a atriz Tânia Farias fala sobre a encenação de 2011 do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, que mostra mulheres que lutam pelo direito de saber onde estão os homens que foram mortos ou desaparecidos na ditadura. Ambas as atividades terão transmissão pelo Youtube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs).
No dia 25, será a vez do ator Silvero Pereira apresentar reflexões e informações sobre o processo de criação do espetáculo BR Trans, que estreou em 2013 e circulou pelo país. A encenação, que foi criada a partir de depoimentos coletados em conversas com travestis, transexuais, transformistas e demais pessoas da comunidade LGBTQIA+ de Porto Alegre, traz à cena histórias sobre exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população. O relato também será transmitido pelo Youtube do Sesc/RS, a partir das 22h.
O final de semana traz como destaque as performances musicais. No sábado (26), a cantora Tati Portella apresenta o show Impermanência, em live no Youtube, a partir das 20h. O domingo (27) terá transmissão pelo Youtube e Facebook do show de Valéria Barcellos, que traz diversidade e identidade de gêneros, preconceito e racismo como temáticas de seus espetáculos. No mesmo dia, será aberta a exposição virtual Gostem ou não – Artistas Mulheres no Acervo do MARGS, que estará disponível para visitação on-line até 27 de novembro, pelo site www.sesc-rs.com.br/exposicaogostemounao.
Também fazem parte da programação (confira detalhes abaixo), o bate-papo literário com Anna Mariano e Valesca de Assis, no dia 26, além da Batalha de Slam Peleia – Das Gurias, organizada pelo Coletivo Slam Peleia, e uma oficina de escrita com Ana Mello. Mais informações sobre o Arte Sesc – Em Casa com Você podem ser obtidas no sitewww.sesc-rs.com.br/cultura/artesescemcasa, onde também estão disponíveis atividades do projeto que já foram ao ar.
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.
Programação Arte Sesc – Em Casa com Você: O Feminino e a Arte
24/09 (Quinta-feira)
Bate-papo literário com as escritoras Lilian Rocha e Atena Beauvoir
Horário: 20h
Como acessar: www.youtube.com/sescrs
Sinopse: Com mediação de Nanni Rios, a conversa abordará as obras das escritoras, a liberdade de escrita, suas práticas de criação, contextualizando o momento em que vivemos de isolamento.
Obra comentada: Viúvas – Performance sobre a Ausência, com Tânia Farias
Horário: 22h
Como acessar: www.youtube.com/sescrs
Sinopse: A atriz e encenadora fará comentários sobre a obra Viúvas – Performance Sobre a Ausência, encenação de 2011 do Ói Nóis Aqui Traveiz, sobre o solo do imaginário latino-americano. A performance mostra mulheres de um pequeno povoado que lutam pelo direito de saber onde estão os homens que foram mortos e desaparecidos pela ditadura civil-militar que se instalou em seu país. É uma alegoria sobre o que aconteceu nas últimas décadas e a necessidade de manter viva a memória deste tempo de horror, para que não volte a acontecer. O evento apresentará informações sobre o processo criativo dessa obra e da personagem Sofia.
25/09 (Sexta-feira)
Batalha Slam Peleia – Das Gurias
Horário: 20h
Como acessar: www.youtube.com/sescrs e www.facebook.com/sescrs
Sinopse: A 3ª edição da Peleia das Gurias é uma batalha poética organizada pelo Coletivo Slam Peleia. A competição terá a participação de cinco poetas do cenário do slam do Rio Grande do Sul, convidadas pela suas trajetórias nas batalhas do estado. Nesta edição virtual, convidamos todos e todas a abrir os ouvidos e corações para a poesia-vivência das poetas Mika, Natália Pagot, Tiatã, Letícia Motta e Stéphanegonaa. Com elas, vamos voltar a sentir o calor das peleias poéticas que aconteciam na rua! Para deixar a competição ainda mais emocionante, as juradas convidadas fazem parte da história do Slam e do Hip Hop na cidade. Ainda contaremos com uma ponte cultural entre RS-MG, com a participação da poeta e rapper Laura Conceição, multicampeã de batalhas poéticas e que representou seu estado no Slam BR 2018.
Obra comentada: BR Trans, com Silvero Pereira
Horário: 22h
Como acessar: www.youtube.com/sescrs
Sinopse: O ator, que faz parte do Coletivo Artístico As Travestidas, apresenta reflexões e informações sobre o processo de criação do espetáculo BR Trans, que estreou em 2013 e circulou por pelo país. A encenação, que foi criada a partir de depoimentos coletados em conversas com travestis, transexuais, transformistas e demais pessoas da comunidade LGBTQIA+ de Porto Alegre, traz à cena histórias sobre exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população. Entretanto, subvertendo estas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação.
6/09 (Sábado)
Oficina de escrita com Ana Mello
Horário: 11h
Como acessar: www.youtube.com/sescrs
Sinopse: A oficina de escrita será dirigida para adolescentes e adultos e trabalhará com textos curtos: Minicontos para quem curte prosa e Poetrix para quem curte poesia. Serão abordados temas como criatividade, onde buscar inspiração e como criar uma rotina de escrita.
Debate com as escritoras Anna Mariano e Valesca de Assis
Horário: 15h
Como acessar: www.youtube.com/sescrs
Sinopse: Na conversa, que será mediada por Nanni Rios, as autoras falarão sobre as obras das escritoras, seus próximos projetos de publicação, suas práticas de escrita, contextualizando o momento em que vivemos de isolamento.
Tati Portella – Show Impermanência
Horário: 20h
Como acessar: www.youtube.com/sescrs
Sinopse: Em formato live e acompanhada pela violonista Jessica Berdet, Tati Portella apresenta o repertório do disco Impermanência. A cantora, que ficou nacionalmente conhecida como a voz feminina do reggae, mostrará as composições que fazem parte do seu trabalho solo, lançado em 2019.
27/09 (Domingo)
Valéria Barcellos
Horário: 18h
Como acessar: www.youtube.com/sescrs e www.facebook.com/sescrs
Sinopse: Com mais de 20 anos de profissão, Valéria é uma artista multifacetada – cantora, atriz, escritora, videomaker, aspirante a fotógrafa e tudo mais que a vida lhe oferecer e ela tiver vontade de ser. Uma mulher negra e trans que usa a arte para falar da sua vivência e realidade, que é um reflexo de milhares de outras “Valérias” sem voz, sem vez e quase sempre marginalizadas. A diversidade e identidade de gêneros, o preconceito e o racismo são as temáticas de seus espetáculos, temas duros e necessários que ela conduz com seriedade, leveza e humor.
7/09 a 27/11
Exposição virtual Gostem ou não – Artistas Mulheres no Acervo do MARGS
Como acessar: www.sesc-rs.com.br/exposicaogostemounao
Apresentação: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e Sesc/RS
Sinopse: Com o objetivo de trazer a público uma exposição sobre artistas mulheres no acervo do MARGS, as autoras do projeto Mulheres nos Acervos, que pesquisam a produção artística feminina nas coleções públicas de arte de Porto Alegre, foram convidadas a desenvolver uma proposição curatorial-expositiva. Integram o grupo Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin, que em comum são alunas ou egressas do curso de graduação em História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS.
Por: Natacha Gomes