Evento idealizado por estudantes da UFRGS ocorrerá hoje, no largo junto à estação.Em época de festas juninas, um evento diferenciado alterará a rotina no entorno da Estação Niterói do metrô. Com apoio de Trensurb e Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, um grupo de acadêmicos do curso de arquitetura da UFRGS propõe a apropriação e reutilização de espaços públicos, entre outras propostas, por meio do Arraial Cultural. A festa ocorrerá hoje embaixo da passarela, ao lado da BR-116, das 18h30 às 22h, com entrada franca.
A primeira edição, que funcionará como um piloto para futuros projetos de apropriação de espaços pela população, contará com apresentações musicais das bandas: Erluma, com seu rock instrumental; Paquetá, com surf punk instrumental; muito rap e hip hop com o grupo Consciência Oratória e o punk rock da banda Ferrolho. Grupos de dança também estarão presentes, como o Art & Dança, Studio Spasso, Rondon Grupo de Dança e La Tablada. Além disso, o grupo Norte Sul Capoeira Oxóssi realizará uma roda de capoeira no local.
Projeto de revitalização
Proposto pelo professor Dr. Fernando Freitas Fuão, na disciplina de Projeto Arquitetônico 2, do curso de arquitetura, da UFRGS, o trabalho executado pelos alunos tinha como objetivo inicial propor novos conceitos para a Estação Canoas. Porém, com a possibilidade de rebaixamento da via do trem no Centro da cidade, a Estação Niterói foi escolhida devido ao seu grande fluxo de usuários.
Por: Imprensa Trensurb