Livros costumam conversar com os leitores. Estabelecem uma relação dialética entre o conteúdo das páginas e a vida de quem as folheia. O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos busca reforçar ainda mais essa comunicação, trazendo importantes escritores contemporâneos para debates sobre temas pertinentes da atualidade. Em Porto Alegre, o evento ocorre no Theatro São Pedro durante o mês de novembro, com dois encontros semanais (mais informações no decorrer do release). O ciclo de conferências está sendo viabilizado por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta.
As atividades têm entrada gratuita e contemplam os cuidados necessários para evitar a continuidade da crise sanitária desencadeada pelo novo coronavírus — como disponibilidade de álcool em gel, exigência de uso de máscara e distanciamento.
“Nestes tempos que estamos vivendo no Brasil, investir na cultura e na promoção da literatura nacional é um ato de resistência. A literatura é, sem dúvida, um instrumento fundamental para a reflexão, formação e elaboração sobre nós mesmos e sobre o mundo em que estamos inseridos. O Projeto Diálogos Contemporâneos é um sopro de esperança para quem não teme a diversidade, a pluralidade, o pensamento crítico e aposta na capacidade criativa e tão humana de sonhar e ser cronista de seu tempo”, afirma Pimenta (PT/RS).
Cada debate reúne um convidado de projeção nacional e um mediador local falando sobre um tópico pré-definido. Confira datas, tema, convidados e mediadores de cada encontro, respectivamente:
3/11 (quarta-feira) — Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito, com Elisa Lucinda e mediação de Ricardo Silvestrin.
4/11 (quinta-feira) — Literatura, pestes, pandemias e distopias: ficção e realidade, com Ignácio de Loyola Brandão e mediação de Luiz Antonio de Assis Brasil.
9/11 (terça-feira) — Mundo digital e sociedade em rede: as mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação, com Xico Sá e mediação de Roger Lerina.
10/11 (quarta-feira) — A literatura que vem da periferia, com Sérgio Vaz e mediação de José Falero.
16/11 (terça-feira) — Liberdade, melancolia e dor em um mundo em mutação, com Fabrício Carpinejar e mediação de Mário Corso.
17/11 (quarta-feira) — Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo, com Renato Janine Ribeiro e mediação de Jane Tutikian.
23/11 (terça-feira) — O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens, com Mario Prata e mediação de Tabajara Ruas.
24/11 (quarta-feira) — Cenários para um mundo pós-pandemia: O fim do século XX e o futuro que nos espera, com Tereza Cruvinel e mediação de Domício Grillo.
29/11 (segunda-feira) — A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira, com Mary Del Priore e mediação de Gabriela Souza.
30/11 (terça-feira) — Guerras culturais: corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade, com Fernando Morais e mediação de Laura Sito.
Durante todas as conferências será obrigatório o uso de máscara durante a permanência no evento. Os assentos terão distância de dois metros entre si, estando o público apto a ocupar 40% da capacidade total do Theatro São Pedro. Haverá álcool em gel disponível no hall de entrada, onde também será feita medição de temperatura para ingresso no local. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h nos dias de cada encontro, por ordem de chegada, e limitados a apenas um por pessoa.
Por: Homero Pivotto Jr.