Aconteceu na noite do último domingo (27), a 94ª edição do Oscar. O longa ‘No Ritmo do Coração‘, que apresenta a história de uma família de surdos onde a única pessoa que ouve é a filha mais nova, venceu a categoria de Melhor Filme e tornou-se a primeira produção exclusiva para streaming a vencer um Oscar.
Pelo segundo ano consecutivo, e pela primeira vez, a academia premiou duas mulheres na categoria de Melhor Diretor(a). Jane Campion foi a vencedora pelo seu trabalho em ‘Ataque dos Cães‘. Chloé Zhao venceu em 2021.
Will Smith conseguiu finalmente uma estatueta após três indicações em anos anteriores. Ele levou o Oscar de Melhor Ator pelo trabalho em ‘King Richard – Criando Campeãs‘.
Como Melhor Atriz, Jessica Chastain confirmou as expectativas e venceu por sua atuação em “Os Olhos de Tammy Faye”. Também foi seu primeiro prêmio da Academia.
Billie Eilish tornou-se a primeira artista nascida no século 21 a conquistar um Oscar. A cantora de 20 anos venceu, junto com seu irmão Finneas, a categoria de Melhor Canção Original, por “No Time to Die” (música do filme ‘007 – Sem Tempo para Morrer’).
Troy Kotsur, de ‘No Ritmo do Coração’, também entrou para a história do Oscar, sendo o primeiro homem surdo a ganhar nas categorias de atuação. Ele levou como Melhor Ator Coadjuvante.
O filme ‘Duna‘, dirigido por Denis Villeneuve, foi o maior vencedor desta edição. Ganhou seis de suas dez indicações.
POLÊMICA
Durante a cerimônia, Chris Rock subiu ao palco para apresentar o vencedor da categoria de Melhor Documentário. Em seu discurso, ele fez piadas com a cabeça raspada de Jada Pinkett-Smith, esposa de Will Smith.
O ator foi até o palco e deu um tapa na cara do comediante, que ficou sem graça. Entre os presentes e o público nas rede sociais, não ficou imediatamente claro se era um momento combinado ou uma reação genuína.
Mas, em seu discurso de agradecimento pelo prêmio de Melhor Ator, Will pediu desculpas à Academia e aos convidados. “Virei o pai louco, igual a Richard Williams. O amor nos faz fazer coisas loucas“, disse ele, em referência a seu personagem no filme, o pai das tenistas Venus e Serena Williams.
LISTA DE VENCEDORES
FILME
- No Ritmo do Coração
DIRETOR/DIRETORA
- Jane Campion – “Ataque dos Cães”
ATOR
- Will Smith – “King Richard: Criando Campeãs”
ATRIZ
- Jessica Chastain – “Os Olhos de Tammy Faye”
ATOR COADJUVANTE
- Troy Kotsur – “No Ritmo do Coração”
ATRIZ COADJUVANTE
- Ariana DeBose – “Amor, Sublime Amor”
ROTEIRO ORIGINAL
- “Belfast” – Kenneth Branagh
ROTEIRO ADAPTADO
- “No Ritmo do Coração” – Sian Heder
FILME DE ANIMAÇÃO
- Encanto
FILME INTERNACIONAL
- Drive My Car (Japão)
DOCUMENTÁRIO
- Summer of Soul
DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
- The Queen of Basketball
CURTA-METRAGEM
- The Long Goodbye
ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
- The Windshield Wiper
TRILHA SONORA
- “Duna” – Hans Zimmer
CANÇÃO ORIGINAL
- “No Time to Die“, de ‘007 – Sem Tempo Para Morrer’ – Billie Eilish e FINNEAS
SOM
- “Duna”
DIREÇÃO DE ARTE
- “Duna” – Patrice Vermette e Zsuzsanna Sipos
FOTOGRAFIA
- “Duna” – Greig Fraser
CABELO E MAQUIAGEM
- “Os Olhos de Tammy Faye” – Linda Dowds, Stephanie Ingram e Justin Raleigh
FIGURINO
- “Cruella” – Jenny Beavan
MONTAGEM
- “Duna” – Joe Walker
EFEITOS VISUAIS
- “Duna” – Paul Lambert, Tristen Myles, Brian Connor e Gerd Nefzer