Grupo Almôndegas se reúne para dois shows no Rio Grande do Sul

O Almôndegas, um dos grupos pioneiros da música pop gaúcha, está de volta aos palcos. Depois de muitos anos de espera, os integrantes originais se juntam novamente para dois shows no Rio Grande do Sul.

A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira (24), no Araújo Vianna, em Porto Alegre. Já a segunda será na cidade de origem do grupo, Pelotas, no sábado (25), no Theatro Guarany. No repertório, clássicos como “Vento Negro“, “Androgismo“, e “Sombra Fresca e Rock no Quintal“.

O grupo Almôndegas surgiu na década de 70 na cidade de Pelotas. Formado por Kleiton, Kledir, Quico Castro, Neves, Gilnei, Peri Sousa, João Batista e Zé Flávio, mesclavam regionalismo com música pop, misturando velhas canções do folclore gaúcho, mpb e rock.

Estiveram entre os pioneiros a criar uma linguagem particular para a música pop gaúcha, fato que destacava a banda no cenário musical do sul do país, visto que produzia um som original, criativo e de qualidade poética.

O trabalho do Almôndegas virou referência para artistas posteriores do pop rock gaúcho como Thedy Corrêa, Wander Wildner, Duca Leindecker entre outros.  Em eleição promovida pelo portal gaúcho clicRBS, três canções dos Almôndegas (“Vento Negro”, “Até Não Mais” e “Haragana”) foram lembradas por outros artistas entre as músicas que melhor representam o Rio Grande do Sul.

SERVIÇO