Nas últimas semanas, o Rio Grande do Sul enfrenta o mais devastador evento climático de sua história, com centenas de milhares de desabrigados
pelas enchentes. A classe artística foi particularmente afetada, e teve suas atividades quase totalmente paralisadas. Em resposta a essa crise, as
produtoras culturais Cida Pimentel e Joka Alovisi criaram a APTA RS – Ajuda para Todos os Artistas do Rio Grande do Sul, campanha que visa
oferecer auxílio emergencial por pelo menos três meses aos trabalhadores da cultura atingidos pelas enchentes.
Apesar de ainda estarmos no meio da crise climática sem precedentes no estado, dados importantes já demonstram a realidade do setor, afetado pela
calamidade: 91,3% tiveram suas atividades prejudicadas em função das enchentes; 81,7% tinham na cultura a única fonte de renda. Esses percentuais foram obtidos por meio do relatório de prejuízos ao setor cultural, em uma iniciativa da Voz Cultural, Festipoa Literária, Instituto de Cultura da PUCRS e Matinal. Foram mais de 1.300 respondentes, de mais de 60 cidades gaúchas.
Além de terem suas atividades subitamente interrompidas, já se sabe que inúmeras pessoas que trabalham direta e indiretamente no ramo da arte,
perderam e/ou tiveram que sair de suas casas. Casas de shows, teatros, museus, bares e casas noturnas também foram duramente afetados pela
enchente, impossibilitando que os trabalhadores da cultura realizem suas atividades. Ainda não é possível dimensionar as perdas materiais, inclusive de instrumentos e aparelhagem técnica, sofridas por aqueles que desempenham alguma função no setor. Mas é evidente que um recomeço se faz necessário.
Inicialmente pensado como um auxílio emergencial para a classe artística gaúcha, a APTA RS – Ajuda para Todos os Artistas do Rio Grande do Sul nasce como uma campanha, que conta com eventos, cadastro e destinação de recursos. A iniciativa terá duração prolongada e vai oferecer auxílio de três meses aos trabalhadores da cultura atingidos pelas enchentes, podendo ser prolongado a depender de como estará o setor artístico ao fim desse período.
A expectativa é de que a campanha impacte consideravelmente o setor, uma vez que estão previstos apoios para todos os trabalhadores que de alguma forma contribuem com o fazer artístico do estado, inclusive profissionais de áreas técnicas e prestadores de serviço. Por fim, é importante ressaltar que a iniciativa conta com importantes apoios, entre eles o da Associação de Músicos do Rio Grande do Sul (ASSMURS) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (SATED-RS).
Para se candidatar ao auxílio, que terá prestação de contas realizada pelas idealizadoras, é necessário comprovar atuação na área e a impossibilidade de desempenhar funções ligadas aos eventos e o vínculo com o local ou empresa para a qual se trabalha. Para estudo e posterior pagamento do auxílio, deverá ser preenchido um formulário de inscrição no programa.
Aos que desejarem fazer doações ao auxílio emergencial, a plataforma de financiamento coletivo utilizada será a Apoia.se. Para acessar a campanha, clique aqui.