Enquanto a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) permanece temporariamente fechada para manutenções após as enchentes, a equipe do Projeto Educativo da Casa segue em atividade, viabilizando ações em outros locais da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Nesse sentido, promoverá, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), o curso “Acessibilidade comunicacional em Libras para instituições culturais”, uma formação básica gratuita que objetiva qualificar para atendimento à comunidade surda pessoas que atuam nesse tipo de espaço. Será nos dias 17, 18, 24 e 25/6 (abaixo, o link para inscrição).
Dirigida a equipes educativas e de atendimento e demais trabalhadores de instituições culturais, a capacitação abordará conhecimentos básicos e específicos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando à comunicação com pessoas surdas e com deficiência auditiva. Por meio de uma abordagem cidadã sobre o tema, serão explorados assuntos como o sujeito surdo e sua cultura, aspectos gerais da Libras e vocabulário básico para comunicação com esse público, bem como a valorização e a importância da Libras no âmbito da sociedade e dos espaços de educação.
Com 80 vagas disponíveis e carga horária de 16 horas, o curso será ministrado por Carla Freitas, Karoline Torres e Liene Miranda, da Tradulibras. Ao fim da atividade, os participantes receberão certificados.
Serviço
Curso “Acessibilidade comunicacional em Libras para instituições culturais”
Quando: 17, 18, 24 e 25/6, das 14h às 18h
Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1.190, Centro Histórico, Porto Alegre)