Projeto Canção e Poesia realiza sua primeira incursão este ano dia 13 de setembro

Em sua oitava edição, o projeto Canção e Poesia está de volta aos palcos, sempre trazendo um seleto repertório de canções que conversam com a poesia. Dentro do guarda-chuva do Clube da MPB, o Canção e Poesia realizou lindas apresentações em 2022 e 2023 e agora retorna ao palco do Tablado Andaluz para novo show, com o tema Samba, amor e natureza. Maíra Baumgarten, Alexandre Rodrigues e Artur Agassis apresentam repertório, entremeado pelos versos de Taiasmin Ohnmacht e Maria Helena Weber, convidadas para a parte poética da apresentação. O músico Nelson Coelho de Castro fará uma participação muito especial, bem como a cantora Maria do Carmo Carneiro, que divide o repertório com Maíra Baumgarten, acompanhadas pela Banda do Clube. “Esta edição do Canção e Poesia traz composições que tratam de amor e natureza, temas tão urgentes nos tempos atuais, com a roupagem do samba, o ritmo dominante na edição”, afirma Maíra, criadora e curadora deste projeto e do Clube da MPB. No roteiro do dia 13, canções imortalizadas de Chico Buarque, José Miguel Wisnik, Paulinho da Viola, João Nogueira, Arlindo Cruz, Tom Jobim e Dolores Duran, além das canções de Nelson.

Maíra Baumgartené Socióloga, escritora, compositora e cantora. Tem formação também em comunicação pública (pós-doutorado) e cursou Gestão e Produção Cultural. Dedica-se à música desde o ano 2000, quando participou da montagem do show “A MPB Saiu no Brasil Dourado” produzido pela Cordas & Cordas. É produtora na área de música e curadora do Clube da MPB. Tem dois álbuns nas plataformas digitais: Coração Tropical (2015) e Rodatempo (2022), e está preparando o terceiro. É integrante da Oficina de Choro há mais de dez anos e participou de diversos grupos musicais como As Arteiras e o Regional de Choro e Samba da Cordas e Cordas.

Maria do Carmo Carneiro adora cantar em rodas de samba e faz isso onde a oportunidade se apresenta. Além da carreira individual, integra o grupo Negras em Canto, e participa em projetos culturais, como O Samba é meu Dom, em 2023, Vozes de Dandara e Ébano e Marfim.  Em 2008 participou do 11º Festival de Música de Porto Alegre, ficando em 2º lugar como intérprete.  Tem um álbum gravado, Verdadeira Luz (2010), produção independente, com músicas de compositores gaúchos como Paulo Sitó, Paulinho Bom Ambiente, Andrezinho do Banjo, Guga Rodrigues e uma música de sua autoria. É natural de São Jerônimo, no RS.

Nelson Coelho de Castro faz parte da geração de grandes compositores gaúchos surgidos no final da década de 1970 e tem seu trabalho reconhecido pelo público e pela crítica por seu talento e trajetória. Na história recente da música popular gaúcha tem papel de destaque ao fazer parte do antológico LP Paralelo Trinta, de 1978; por lançar, em 1981, o LP “Juntos”, o primeiro disco independente produzido no Rio Grande do Sul. Recebeu vários Prêmios Açorianos de Música como compositor, por seus discos e espetáculos. Desde sempre seguindo a linha evolutiva da música popular brasileira com distinta dicção e originalidade, Nelson possui uma discografia de 12 discos, entre trabalhos solos e coletâneas.

Programa:

Abertura

Timoneiro (Paulinho da Viola/ Hermínio Bello de Carvalho)

Com Maíra, Banda do Clube da MPB e Maria do Carmo Carneiro

Parte I – Maíra Baumgarten e Maria do Carmo Carneiro

Terra estrangeira (José Miguel Wisnik)

Bom Conselho (Chico Buarque)

Pois é (Mathias Pinto/ A. Susin)

Nunca (Lupicínio Rodrigues)

Depois de Tanto Amor (Paulinho da Viola/ Elton Medeiros)

Cada Vida Um Destino (Arlindo Cruz/ Gilberto de Andrade);

Parte II

Poesia – Maria Helena Weber

Nelson Coelho de Castro – convidado especial desta edição

Poesia – Taiasmin Ohnmacht

Parte III – Maria do Carmo Carneiro e Maíra Baumgarten

Tempos Idos (Cartola e Carlos Cachaça)

Por Causa de Você (Tom Jobim/ Dolores Duran)

Peregrino (Noca da Portela)

As Forças da Natureza (João Nogueira/ Paulo Cesar Pinheiro)

Ri (Luiz Antônio)

Reverso da Paixão (Paulinho da Viola)

Encerramento

Chorando pela Natureza – (João Nogueira/ Paulo Cesar Pinheiro)

Com Maíra, Banda do Clube da MPB e Maria do Carmo Carneiro

Canção e Poesia – Samba, amor e natureza

Dia 13 de setembro, às 20h

Tablado Andaluz – Rua Venâncio Aires, 556. Bairro Farroupilha. Porto Alegre

Couvert artístico: R$ 35,00

Por: Bebê Baumgarten