Projeto Se essa rua fosse minha realiza quinta etapa no dia 30 de agosto

O Teatro Mototóti retorna ao Parque Mascarenhas de Moares para o projeto independente de arte de rua “Se essa rua fosse minha” neste próximo domingo, dia 30 de agosto. Os atores do grupo, Fernanda Beppler e Carlos Alexandre, vivem no bairro e aproveitam o espaço do parque para ensaios e apresentações.

Flor-da-Vida-(113)_credito_CristiannoCaetano

O projeto transforma o Parque Mascarenhas de Moraes em um espaço de arte de rua, um domingo por mês, com acesso gratuito. Sediado há três anos no Bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre, o Teatro Mototóti vem construindo a ideia de estar mais presente na rotina da comunidade. Nesse período, o grupo adotou o parque, que fica no coração do bairro, como sua Sede Pública. Este é um conceito bastante difundido entre artistas de rua de todo o Brasil, que permite aos grupos a ocupação artística de espaços públicos, promovendo atividades diversas tais como apresentações, ensaios e oficinas.

Com atividades regulares, o foco do grupo é a formação de plateia a longo prazo, construindo o hábito de ir para a rua verde, entre às árvores, conhecendo e interagindo com seu vizinho em um espaço de convivência e arte.

A quinta etapa conta com uma apresentação do espetáculo Flor da Vida, mais recente produção do grupo, pois no mês de julho, a apresentação foi cancelada devido à chuva. A dramaturgia foi construída a partir de uma tragédia que os atores Fernanda Beppler e Carlos Alexandre viveram. No ano de estreia do primeiro espetáculo do grupo – *O Vendedor de Palavras* – um incêndio avassalador destruiu quase tudo o que eles tinham em casa, exceto o material do teatro. “Flor da Vida é o momento em que transformamos a dor desse triste episódio em riso e em arte”, revelam. A montagem da peça foi feita em Porto Alegre, sede do Mototóti, e Campinas, sede do Barracão Teatro.

Neste domingo, a programação oferece outras atividades gratuitas, como aula de pilates com a professora Barbara Neuman, e aula de boxe chinês com o instrutor Yuri Benites. Após a apresentação do espetáculo, os atores batem um papo com o público com roda de chimarrão.

Flor-da-Vida-(24)_credito_CristiannoCaetano

O Teatro Mototóti circulou com o espetáculo “Flor da Vida” pelo interior do RS durante o mês de julho e participou do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco. Esta foi a segunda vez que o grupo se apresenta no Estado – em 2014, o espetáculo i-Mundo foi apresentado no Palco Giratório Recife, promovido pelo Sesc.

Serviço

Quinta etapa do projeto “Se essa rua fosse minha” – apresentação do espetáculo “Flor da Vida”

Parque Mascarenhas de Moraes, bairro Humaitá

Programação gratuita

Quando: 30 de agosto – domingo

15h – aula de pilates – gratuita (com profª Bárbara Neumann)

– aula de boxe chinês – gratuita (com o instrutor Yuri Benites)

16h – apresentação do espetáculo Flor da Vida (Teatro Mototóti)

17h – roda de chimarrão, com bate papo entre atores e público

18h – encerramento

 

 

Por: Bruna Paulin