O centenário do nascimento compositor Túlio Piva (1915-1993), que será lembrado no dia 4 de dezembro de 2015, é o mote da edição do Sons da Cidade que ocorrerá no dia 10 de novembro de 2015 (terça-feira), às 20h, no Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre / RS. O evento ‘Túlio Piva – 100 Anos de Samba’ que terá a participação dos netos músicos de Túlio, Rodrigo e Rogério Piva, e de convidados especiais, lembrando as músicas do autor de clássicos como Tem que Ter Mulata, Gente da Noite e Pandeiro de Prata, será aberto ao público com retirada de senhas, na bilheteria do teatro, às 19h. Solicita levar um quilo de alimento não perecível.
Entre os convidados da noite, estarão a principal intérprete de Túlio, Eneida Martins, com a qual ele gravou três dos seus quatro únicos LPs. Também subirão ao palco os cantores Anamaria Bolzoni e Guilherme Braga, o compositor Nelson Coelho de Castro e a jovem cantora Bibiana Petek – que realizou este ano uma releitura da obra do homenageado. Além de Rodrigo (voz e violão) e Rogério Piva (violão), a banda será formada por Pedro Figueiredo (sax e flauta), Henry Lentino (cavaquinho e bandolim) e pelos percussionistas Giovanni Berti e Bruno Coelho.
O repertório terá algumas das principais composições de Túlio Piva, que se caracterizam como samba autêntico, escolhidas entre as suas mais de 300 obras, com arranjos especialmente elaborados para a ocasião. Parte desse repertório foi resgatada pelos netos no CD Túlio Piva – Composições Inéditas, lançado em 1996. Como não poderia deixar de ser, o evento será marcado também pela emoção da homenagem e pelo improviso e interação com os artistas convidados.
Na ocasião, será feito o relançamento do CD-livro Túlio Piva – Pra Ser Samba Brasileiro, que consiste em um estojo contendo um CD duplo com os fonogramas remasterizados dos quatro LPs de Túlio e em um livro com a sua obra literária inédita.
O sambista também será homenageado na cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Música, marcada para 1º de dezembro, no Auditório Araújo Vianna. A festa, com entrada franca, terá números musicais em que canções de Túlio serão relidas em diferentes estilos musicais. O projeto Sons da Cidade, criado em 2006, é voltado à diversidade da produção musical de Porto Alegre, e é uma realização da Prefeitura, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.
Por: Sortimentos