O Studio Q (Rua Dr. Timóteo, 395), em Porto Alegre / RS, recebe de 19 de novembro até o dia 04 de dezembro de 2015, a exposição individual itinerante do fotógrafo Diego Sarmento. A mostra apresenta um conjunto de imagens autorais da série “Desert Skate Rock | Paracas Skatepark Ancestral”, realizada no Deserto de Paracas, localizado a cerca 250 km de Lima, capital do Peru. A coletânea retrata uma visão particular do skateboard, de forma minimalista, evidenciando sua relação com a arte. A exposição com entrada gratuita poderá ser visitada de segunda à sexta das 9h às 19h.
O Deserto de Paracas é um lugar místico e mágico, envolvido pela cultura de uma das civilizações antigas mais intrigantes do Peru. Uma área onde as águas geladas do Pacífico encontram a imensidão do deserto e seus ventos fortes esculpem formações impressionantes.
O que ninguém poderia imaginar é que este território poderia proporcionar uma incrível e deslumbrante sessão de skate. As rochas esculpidas pela areia e o vento formam rampas e chão liso, criando um verdadeiro parque de diversões para um skatista – talvez o skatepark mais antigo do mundo.
Em janeiro de 2015, o fotógrafo Diego Sarmento e os skatistas brasileiros Biano Bianchin e Daniel Crazy se juntaram com mais sete integrantes locais e iniciaram a viagem que os levaria a esse local pouco explorado. Caranguejos, lagartos, flamingos e leões marinhos foram algumas das peças desse espetáculo da natureza, além da paisagem única: de um lado o oceano e do outro montanhas e dunas de areia infinitas.
A exposição conta essa aventura e traz uma reflexão sobre o skate e seus limites geográficos, saindo do seu habitat urbano e ultrapassando o comum. As obras procuram despertar uma sensação de fascínio e mistério, buscando aguçar e curiosidade do público para o acontecimento. Além disso, seu processo criativo tem foco na estética, plasticidade e harmonia entre os skatistas e o seu redor, buscando a beleza e simplicidade da ação.
Por: Sortimentos