A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), inaugura na próxima quinta-feira (28) duas exposições do 4° Prêmio IEAVi – Incentivo à Produção de Artes Visuais. As mostra “Arqueação”, de Rogério Severo, e “Outra Imagem”, de Natalia Schul, poderão ser visitadas até o dia 28 de fevereiro na Galeria Augusto Meyer e no Espaço Maurício Rosenblatt, respectivamente, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. A entrada é franca.
Arqueação, de Rogério Severo, apresenta um arranjo construído com linhas tencionadas diretamente no espaço, que podem ser reconhecidas em caniços telescópicos e em estruturas de objetos náuticos, esqueletos, como canoas e caiaques. Estas linhas aparecem na maioria das vezes em forma de arco.
Clóvis Martins Costa, professor e artista plástico, no texto de apresentação da mostra, comenta: “(…) O gesto de arquear engendra uma tensão específica. Inflexão de uma força que se contrapõe à resistência de determinada natureza. (…) Do contato entre a lâmina d’água através da qual se espreita a possibilidade do abismo (as águas profundas) e o casco do barco, irrompe-se o espaço flutuante do desenho de Rogério Sever”.
Outra Imagem, de Natalia Schul, apresenta fotografias em preto e branco acompanhadas de um texto descritivo da imagem. A combinação de fotoperformances e encenações com os escritos visam uma reflexão sobre o impacto que a palavra e a imagem causam entre si.
O trabalho de ressignificação cria novas propostas e relações entre fotografias e textos, que se ramificam em outras criações cuja origem não é necessariamente aparente retirados de outras fontes, como as descrições de obras de Francesca Woodman, inventados pela artista ou criados a partir das outras obras, são parte de um jogo que sempre resulta em uma outra imagem.
Serviço:
Abertura: 28 de janeiro de 2016 (quinta), das 19h às 21h
Local: Instituto Estadual de Artes Visuais – 3° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre)
Visitação: Até 28 de fevereiro de 2016, de terça a sexta, das 9h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
Entrada franca
Por: Cultura RS