Kaaren Volkmann

Quando: 21:30 22/09/2016
Onde: Rua Vieira de Castro, n° 20
Quanto: R$ 10,00


A cantora e compositora vem lançar seu disco acústico KAA depois de percorrer a Alemanha e a França, de forma independente

Depois de percorrer a Alemanha e a França, onde lançou o álbum KAA, entre junho e agosto, a cantora e compositora Kaaren Volkmann está de volta a Porto Alegre, onde é a próxima atração do projeto Café Fon Fon – Palco Musical. O show ocorre no dia 22 de setembro, quinta-feira, às 21h30min, no espaço cultural localizado na Vieira de Castro, n° 20. O projeto recebeu o Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Funarte.
Kaaren Volkmann traz a cultura brasileira no sangue. A diversidade de sua descendência europeia, a vivência africana, americana e indígena, se refletem nas canções que compõem. Do samba-rock à bossa, da capoeira ao jazz flui a mistura que inspira essa jovem cantora, que está sempre acompanhada de seu violão. Com essa essência e profundidade, Karen voou tipo pássaro para a Europa com o disco intitulado KAA, que traz o inicio do seu nome e a referencia do mato em tupi-guarani.
KAA traz elementos da verdade da cantora e das diversas influências musicais que integram seu trabalho, desde que começou a cantar afinado aos três anos de idade. Os arranjos nas vozes femininas, originados da vivência em grupos vocais; a percussão improvisada; as palmas da roda de capoeira; alusão ao scatt jazzistico; com melodias claras e universais que soaram nas vozes dos franceses e alemães que assistiram aos shows da cantora na Europa.
– Meus textos fazem referência da natureza, dos bichos, da mata, das ondas, da leveza, da mudança, do tocar a vida pra frente. Como tantas mulheres brasileiras e únicas, dona da sua história e curiosa por sua identidade – do mar, do mato e da cidade. Forte e sem deixar de ser feminina, diz. Em KAA, a compositora canta o amor pelo pai alemão e a cultura indígena ensinada pela mãe, o viajar, o ir para outro lugar, encontrar o seu caminho, de descobrir o que é ser brasileira, de ir pro mundo, ser feliz, voltar pra agua e pra casa. Porque hoje ela mora no mar.
De arte diversificada, Kaaren ja recebeu elogios de Bob Dylan, na abertura do show do mito em Porto Alegre. Cantou no Grupo Expresso 25, integrou bandas de jazz, foi batuqueira no grupo Maracatu Truvão, de Porto Alegre, e grupos de baque virado no Carnaval de Recife. Graduou-se em Musicoterapia e trabalhou com música em hospital psiquiátrico. Em retorno ao Brasil, além da agenda de shows, volta para Santa Catarina para finalizar o segundo álbum que já conta com Kiko Freitas na bateria e Phillipe Baden Powell no piano (o filho do mestre Baden). ‘E muita coisa boa acontecendo’ conta a cantora feliz com o resultado do trabalho e vida.
A intérprete possui um videoclipe com roteiro e direção de Vincent Moon, cineasta francês reconhecido por filmar rituais e grandes artistas brasileiros. O vídeo foi feito na Praia da Silveira, onde também foram registradas as canções autorais da cantora, como Embauba, Ilue, Leru Leru e A vila. (https://www.youtube.com/watch?v=LzJ9huXnvrE).

Mais informações: www.kaarenvolkmann.com

kaaren volkmann ‘live in santa catarina’ by vincent moon & priscilla telmon

youtube kaaren volkmann