A Modernidade Impressa

Quando: 10:00 20/08/2016
Onde: MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, Brazil
Quanto: Evento com entrada gratuita


A exposição A Modernidade Impressa – Artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre, fruto da pesquisa e do livro homônimo (Ed. UFRGS, 656 págs., R$ 180,00), de autoria da jornalista e historiadora da arte Paula Ramos. O evento acontece na pinacoteca doMargs. Contemplada pelo edital Petrobras Cultural 2012 – Memória das Artes, a obra tem patrocínio da Petrobras.
A mostra contempla telas e imagens dos principais artistas ilustradores atuantes na Livraria do Globo ao longo da primeira metade do século XX: João Fahrion,Edgar Koetz, Nelson Boeira Faedrich, Sotero Cosme, João Faria Viana, João Mottini, Gastão Hofstaetter, Roswitha Wingen-Bitterlich, Vitório Gheno e Ernst Zeuner. Serão exibidos originais para ilustrações, imagens impressas, cartazes, desenhos, gravuras e pinturas. Elas são oriundas de coleções públicas (Margs; Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura de Porto Alegre; Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS) e privadas (Fundacred; coleções particulares).

A visitação ocorre sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca.

SOBRE O LIVRO
O livro aborda a história da Livraria do Globo a partir de sua produção gráfica, enfatizando os artistas ilustradores que trabalharam na legendária Seção de Desenho da empresa, na primeira metade dos século XX, sob a gerência do designer alemão Ernst Zeuner (1895–1967). Entre eles, alguns dos principais nomes do cenário artístico local: Sotero Cosme (1905–1978), João Fahrion (1898–1970), Edgar Koetz (1914–1969), Nelson Boeira Faedrich (1912–1994), João Faria Viana (1905–1975), João Mottini (1923–1990) e Vitório Gheno (1923). Esses artistas criavam capas, ilustrações, vinhetas, identidades visuais, num trânsito entre artes visuais, artes gráficas e design. Suas imagens, de grafismo irreverente, forte apelo cromático e composições que dialogam com a linguagem dos cartazes, exalam frescor e modernidade e estão entre as mais arrojadas do período, indicando que amodernidade visual iniciou, no Rio Grande do Sul, pela imagem impressa.

Em grande formato (30 x 24 cm), com 656 páginas e 1.368 imagens, o livro tem coordenação editorial, pesquisa e texto de Paula Ramos; produção executiva e produção gráfica de Gilberto Menegaz; reproduções fotográficas de Fabio Del Re e Carlos Stein; projeto gráfico de Sandro Fetter e de Paula Ramos.